Workshop digital destaca as eleições municipais


Técnicas de postura e comunicação, pesquisas e marketing nas redes sociais são destaque do evento, que é gratuito e acontece de 3 a 7 de agosto.
Estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê mais de 700 mil candidatos disputando vagas nas eleições municipais deste ano, que tem como peculiaridade um cenário completamente diferente em função da pandemia do coronavírus.
Em meio a tanta concorrência, e diante da ausência do tradicional corpo a corpo, ter muitos amigos e uma boa prosa não é o bastante para convencer o eleitorado. Uma comunicação assertiva, postura, persuasão, conhecer as regras e ter uma fluência digital podem fazer a diferença para converter simpatia em votos.
É dentro desse contexto que a agência de Comunicação e Treinamento Vox Solus realiza o Workshop Eleitoral voltado às eleições municipais. O evento acontecerá de 3 a 7 de agosto em plataforma pela internet e com inscrições gratuitas. As palestras e debates serão em tempo real, com a possibilidade de interação com os participantes.
Destinado tanto para candidatos como partidários e interessados no pleito em geral, o Workshop Digital Eleições 2020 tem como proposta levar atualizações, novidades, regras de utilização das redes sociais e a movimentação da Justiça Eleitoral neste ano que em que o campo digital será o principal palco da disputa por votos dos eleitores.
Entre os temas a serem abordados estão a representatividade feminina na política e ações que incentivam e fortalecem a participação da mulher nas campanhas eleitorais – hoje apenas 15% das cadeiras no Congresso Nacional são ocupadas por mulheres; representatividade negra na política; o marketing político voltado para as redes sociais; regras e novidades da legislação eleitoral; a importância da oratória e técnicas persuasão, postura e comportamento dos candidatos; pesquisa eleitoral; e um debate com jornalistas políticos sobre o cenário da disputa nos municípios em tempos  de pandemia.

Concorrência
Na última eleição municipal, em 2016, a Justiça Eleitoral registrou 463.405 candidatos na disputa aos cargos de vereador em todo o país. Na época, haviam 57.942 vagas nas 5.568 câmaras municipais, o que gerou média de 8 candidatos por vaga. Em cada município uma realidade, seguindo a tendência de quanto mais vagas em disputa maior o número de interessados.
Em Uberlândia, 668 candidatos se inscreveram, média de 24,7 concorrentes para cada uma das 27 cadeiras na Câmara Municipal. Em 2020, a previsão é de recorde de candidaturas ao Legislativo.
Para participar, basta acessar o endereço https://doity.com.br/workshop-digital-eleicoes-2020/ e fazer a inscrição. A programação completa também está disponível no mesmo endereço e abaixo.

Dia: 3/8
Horário: 9h às 11h
Mesa Redonda: “Mulheres no Poder”
Participantes: Rochelle Gutierrez Bazaga - Mestre em História
Mari Abreu, cientista política e coordenadora da Ong Elas no Poder
Mediadora: Margareth Castro - Jornalista e sócia-diretora da Vox Solus

Dia: 4 de Agosto
Horário: 9h às 9h50
Palestra: “Marketing Eleitoral e Redes Sociais”
Palestrante: Tiago Pegon – Jornalista especializado em marketing político

Horário: 10h às 11h
Palestra: “Pesquisa Eleitoral”
Palestrante: Karin Vervuurt – mestre em Ciência Política, sócia da Methods - Inteligência de Dados

Dia: 5 de Agosto
Horário: 9h às 9h50
Palestra: “Direito Eleitoral” - Propaganda – Planos de Mídia - Campanhas Eleitorais
Palestrante: Luiz Lira Pontes - Advogado Sócio Lira Pontes Advogados Associados

Horário: 10h às 11h
Palestra: “Contabilidade Eleitoral 4.0”
Palestrante: Guilherme Sturm - Membro da Comissão de Contabilidade Eleitoral do CFC - Conselho Federal de Contabilidade, e CEO da Essent Jus, Startup do ramo de
Arrecadação e Contabilidade Eleitoral

Dia: 6 de Agosto
Horário: 9h às 9h50
Palestra : “Transforme a sua fala!”
Palestrante: Leandro Ferrari - diretor comercial na Vox2You Uberlândia. Coach, PNL
e inteligência emocional

Horário: 10h às 11h
Mesa Redonda: “A representatividade do negro no poder”
Participantes: Maurício Pestana – jornalista, publicitário, cartunista, escritor e roteirista,
CEO da Revista Raça.
José Amaral Neto – Jornalista, pós-graduação em
Educação no Ensino Superior em EAD, ex-dirigente partidário e presidente do MAIPO - Movimento de Articulação e Integração Propositiva Organizacional.
Mediadora: Margareth Castro – Jornalista e sócia-diretora da Vox Solus

Dia: 7 de Agosto
Horário: 9h às 11h
Mesa Redonda: “Eleições em época de pandemia” – cenário nacional e regional

Participantes: José Marcelo Santos – Jornalista com 30 anos de carreira.
Apresentador e analista político na CNT.
Luiz Ribeiro – Atualmente, é o mais premiado jornalista mineiro em atuação no Estado. Entre as premiações conquistadas, se destacam quatro prêmios
Esso. Repórter do Jornal Estado de Minas e do Correio Braziliense
Cezar Honório – Jornalista com mais de 20 anos de experiência na área de
Comunicação. Foi por 15 anos diretor de Conteúdo da Algar Mídia, prof. da Esamc Uberlândia. Atualmente é consultor em Gestão da Influência.
Carol Aleixo – É jornalista e estudante de Direito. Tem experiência na área de
Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Online. Trabalhou como repórter dos sites G1 Triângulo Mineiro e Globoesporte.com. Atualmente é editora e coordenadora de web do jornal Diário de Uberlândia.
Mediador: Walace Torres – Jornalista e sócio-diretor da Vox Solus

Comentários