Equipe de Psicologia Hospitalar do Hospital Santa Clara realiza bate-papo com psiquiatra da USP


Videoconferência foi importante para analisar a atuação da Psicologia Hospitalar em tempos de pandemia. 

O Hospital Santa Clara busca oferecer o melhor atendimento para a população e está sempre em alerta para se manter atualizado em relação aos serviços prestados pelos hospitais nacionais. Por esse motivo, a equipe de Psicologia Hospitalar recebeu o convite do psiquiatra, psicólogo, psicanalista, autor de livros e referência na área da psicologia hospitalar, Dr. Alfredo Simonetti, para uma videoconferência para entender mais sobre a atuação no hospital no período da pandemia de covid-19.
Os psicólogos hospitalares, Virginia Tavares Bonon (CRP 04/36251), Bruno Marinho Silva Mendes Alves (CRP 04/50903) e Jean Rezende Cardoso (CRP 04/50928) participaram do bate-papo sobre a saúde mental durante a pandemia. Entre os temas abordados, foi relatado quanto os EPI’s (equipamentos de proteção individual) interferem no atendimento psicológico, as reações emocionais dos pacientes com diagnóstico de COVID-19, assistência psicológica durante a pandemia, novas técnicas utilizadas no atendimento, o diferencial do atendimento devido ao cenário atual, os aspectos emocionais dos profissionais da saúde na linha de frente e a saúde mental do psicólogo na pandemia. Simonetti parabenizou a equipe pela estrutura, organização e atendimento do Setor de Psicologia Hospitalar.
De acordo com a supervisora do setor de psicologia hospitalar, Virginia Bonon, foi uma troca valiosa, pois valoriza a atuação da psicologia no ambiente hospitalar frente ao momento de pandemia. “A atuação da psicologia hospitalar é essencial, pois contribui positivamente para identificação de questões emocionais que possam estar interferindo na adaptação à doença, as reações de ajustamento decorrentes do adoecimento, adesão ao tratamento e questões emocionais relacionadas ao momento vivido na hospitalização. Principalmente neste período da pandemia de covid-19, é fundamental o cuidado e atenção com a saúde psíquica/mental. Importante lembrar que a mente é como um ‘painel de controle’ que precisa estar alinhada com o corpo.”
           
Um pouco mais sobre Dr. Alfredo Simonetti:
- Médico Psiquiatra - CRM:98179 (SP)
- Psicanalista
- Psicólogo Clínico e Hospitalar - CRP:22197-3(SP)
- Médico colaborador do AMBAN
Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP.

Comentários