segunda-feira, 8 de junho de 2020

Algar Tech anuncia Home Office definitivo para staff e comercial e negocia com clientes manutenção do formato para operação


Atualmente, mais de 80% dos 11 mil colaboradores da companhia já estão em Home Office
A Algar Tech, multinacional brasileira especializada em gestão do relacionamento com o cliente e gestão do ambiente de tecnologia, tornou definitiva a modalidade de Anywhere Office. Nesta primeira etapa, o formato contempla staff e comercial. Isso significa que mais de 600 associados – como a empresa chama seus colaboradores – não retornarão ao trabalho presencialmente, mesmo após a flexibilização das medidas de isolamento.
A mudança envolve áreas como administrativo, jurídico, recursos humanos, comunicação e marketing, entre outras. Inicialmente, a exceção fica por conta da operação, que depende de negociações pontuais com cada cliente para manutenção do formato. Atualmente, mais de 80% dos 11 mil associados da companhia – incluindo operação – já estão em Home Office.
“O novo coronavírus quebrou uma série de paradigmas e nesse período de pandemia já tivemos muitos aprendizados que nos mostraram o quanto podemos ser diferentes. Nossa ambição é aproveitar essas lições para construir uma nova Tech, ainda mais ágil, digital e preparada para o futuro. Essa decisão vai estimular a companhia a dar um salto ainda mais rápido na digitalização e no ajuste de processos, com impactos positivos para todos os nossos associados e clientes”, comenta Luciana Gonçalves, diretora de Estratégia e Marca da Algar Tech.
Além de reduzir a necessidade por infraestrutura, permitindo o uso mais racional de recursos para crescimento das operações, a mudança também vem para atender um desejo dos próprios associados. A maior parte da força de trabalho da empresa tem preferência pela manutenção do modelo, conforme indicou uma pesquisa conduzida internamente. Na busca por melhor qualidade de vida e maior proximidade com suas famílias, 75% gostariam de manter o formato de trabalho após a crise. O questionário apontou, ainda, que 81% se sentem produtivos trabalhando em casa e 86% se sentem conectados com o time, mesmo à distância.

Desafios do novo modelo
Junto com esses benefícios, a mudança de ambiente de trabalho, também traz com ela grandes desafios. Como os próprios associados apontaram, algumas das principais dificuldades são: ficar longe dos colegas de trabalho, ter disciplina com os horários, enfrentar o alto número de reuniões virtuais, não possuir uma cadeira confortável e ter excesso de ruído em casa. Frente a essas questões, a Algar Tech preparou um plano completo de apoio nesse período de transição.
A companhia já entregou 600 cadeiras ergonômicas na casa de seus associados, assim como um kit para apresentar o Anywhere Office e um pequeno quadro Kanban para ajudar no planejamento. Além disso, eles passarão a receber uma ajuda de custos com despesas do lar. Já para minimizar a dificuldade relacionada à distância com colegas ou para quem não tem condições de trabalho na própria residência, a Algar Tech definiu a criação de áreas comuns que funcionarão no esquema de rodízio, mediante agendamento prévio. Após a flexibilização das medidas de isolamento, esses espaços também serão utilizados para manter a rotina de encontros presenciais.

Novas competências
A mudança definitiva do staff para o Home Office também envolve, é claro, a necessidade de desenvolvermos novas competências, como agilidade, liderança remota e gestão de tempo. Trata-se de uma mudança cultural, que exige um novo mindset. Daí a urgência de começarmos a reforçar pontos como a importância de se orientar por entregas, e não por tempo de trabalho. Além disso, quando for possível, sempre destacaremos o valor dos rituais presenciais e da colaboração entre toda a equipe”, complementa Luciana.
Para trabalhar os aspectos culturais necessários à eficácia do trabalho remoto e transmitir com clareza o que a companhia espera deles, foram desenvolvidas duas trilhas de treinamento, uma para a liderança e outra para os times. Entre os temas abordados estarão, por exemplo, a arte de delegar, estratégias de foco e priorização e inteligência emocional em tempos de crise.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Algar Tech anuncia Home Office definitivo para staff e comercial e negocia com clientes manutenção do formato para operação
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial