sábado, 23 de maio de 2020

Seis características de um empreendedor que você precisa conhecer para manter o sucesso em qualquer cenário


*Por Georgia Roncon 

Ser proprietário de uma empresa nem sempre significa ter as características de um empreendedor, por isso muitos negócios fracassam em seus primeiros anos ou não sobrevivem em tempos turbulentos.
O êxito de um empreendedor não depende apenas de uma ótima ideia ou do capital necessário para implementá-la. Muitas pessoas têm ideias interessantes e muito dinheiro para investir, mas não conseguem triunfar em seus empreendimentos.
Por isso, listamos seis características que todo empreendedor deve ter para manter um negócio de sucesso em qualquer cenário. Confira!

Principais características de um bom empreendedor
1. Ter uma grande motivação pessoal
O sucesso de qualquer iniciativa depende de muito esforço, determinação e perseverança. Muitas vezes, quando o empreendedor trabalha sozinho, e não tem que prestar contas perante outra pessoa, sente dificuldade para perseverar em seu planejamento inicial.
Para dedicar-se ao seu plano e seguir em frente — sem que esteja recebendo um salário ou qualquer feedback que o incentive, é necessária muita disciplina, mas algumas orientações também podem ajudar. Separei algumas dicas de como manter a motivação pessoal.

2. Ter flexibilidade e senso de oportunidade
A flexibilidade é outra característica importante para todo empreendedor que quer permanecer competitivo no mercado. É preciso também ficar atento as tendências e ter senso de oportunidade para adotar alterações nos seus serviços e produtos sempre que for necessário.
Muitas vezes, ser flexível na sua forma de pensar, é essencial para encontrar solução dos problemas fora dos padrões já estabelecidos, usando de criatividade para garantir o sucesso do empreendimento.

3. Ter paixão e autoconfiança
Empreendedores de sucesso são apaixonados. Eles se sentem profundamente conectados com seu produto, serviço ou missão. A paixão sempre ajuda a encontrar motivação e autoconfiança para enfrentar o desânimo, o cansaço e seguir adiante.
Perder a paixão pode ser um indício de que é hora de mudar os rumos ou de negócio. Existem muitos empreendedores que criam negócios de sucesso, os vendem e depois criam outra coisa que os façam se apaixonar novamente. Então, esteja apaixonado pela sua ideia ou siga para outro caminho.
Para além das características pessoais, todo empreendedor precisa também buscar conhecimentos para conquistar espaço no mercado.

4. Estudar o que e como deve oferecer um produto ou serviço ao mercado
Ser capaz de se posicionar e ajustar conforme necessário é uma parte importante do empreendedorismo. Para tanto, você precisa saber onde seu produto ou serviço se encaixa no mercado e quando é a hora de ajustar um pouco as coisas.
Outra coisa importante é decidir se você deve ser a cara do negócio ou se deve ficar nos bastidores.

5. Entender como calcular os riscos
Os empreendedores de sucesso sabem que às vezes é importante correr riscos. Jogar somente na zona de conforto quase nunca leva ao sucesso de uma empresa. Porém, não se trata de correr qualquer risco. Avaliar e ousar em riscos calculados — com maior probabilidade de compensação, é uma parte importante para qualquer empreendedor.

6. Aprender como fazer networking
O networking é uma parte importante do empreendedorismo. Muitas vezes conhecer a pessoa certa é o diferencial que leva ao sucesso de um empreendimento.
Ser capaz de se conectar com outras pessoas e reconhecer oportunidades de parceria pode levá-lo ao seu objetivo. Descubra onde procurar oportunidades de networking e faça questão de aprender como ser eficaz.

Georgia Roncon
Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação, atualmente é co- founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. Apaixonada por educação, marketing e tecnologias é co- fundadora da AGE GROUP, que atua em seguimentos como:  Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.


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Oleh

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