terça-feira, 19 de maio de 2020

Governo lança site para devolução do auxílio emergencial

Serviço entra no ar uma semana depois de identificado o pagamento dos R$ 600 de forma irregular para 73 mil militares. 

O governo federal lançou um site para a devolução do auxílio emergencial de R$ 600. É o portal “devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br”, que entrou no ar nesta segunda-feira (18/05), exatamente uma semana depois de identificado o pagamento do benefício para cerca de 73 mil militares.
O Ministério da Cidadania disse que a possibilidade de devolução do auxílio emergencial está disponível para todos os 59 milhões de brasileiros que devem receber os R$ 600, ou R$ 1,2 mil no caso das mães chefes de família, durante a pandemia do novo coronavírus.
“Cidadãos que receberam os R$ 600 ou R$ 1.200 pagos pelo Auxílio Emergencial e que desejam devolver os valores podem fazer a solicitação através da internet”, afirma a pasta. O site deixa claro que a devolução foca nos brasileiros que receberam o benefício de forma irregular, como os militares.
“O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – Covid 19”, afirma o site, que ainda direciona o visitante para a página da Caixa Econômica Federal que lista todos os critérios de concessão do auxílio emergencial, deixando claro quem tem direito e quem não tem direito aos R$ 600.
O portal diz, então, que deve continuar fazendo o cadastro aqueles que quiserem fazer a “devolução das parcelas recebidas fora dos critérios para recebimento do auxílio”.
Para isso, o sistema pede apenas CPF do brasileiro e logo gera uma guia de pagamento no valor recebido pelo CPF informado dentro do programa do auxílio emergencial. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser paga no Banco do Brasil. “O cidadão poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, como a internet, terminais de autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências”, informa o site.

Fonte: https://ipnews.com.br/

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Oleh

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