terça-feira, 14 de abril de 2020

Produção do agronegócio em Uberlândia não para em meio ao coronavírus


Algar Farming mantém rotina, mas adota medidas caso crise chegue no campo.

A epidemia de coronavírus tem paralisado diversas atividades, mas no campo o cenário ainda é de produção. O agronegócio brasileiro segue em ritmo acelerado para que, principalmente nesta crise, não falte alimento na casa das pessoas.
Uma das principais produtoras de grãos da região do Triângulo Mineiro é a Algar Farming, situada em Uberlândia. Segundo o diretor-presidente da empresa, Marlos Ferreira Alves, a rotina da companhia se mantém, mas algumas medidas foram adotadas para evitar possíveis prejuízos, caso a crise atinja o setor.
"Já colhemos 50% da nossa safra e a expectativa é chegar ao fim desse trabalho em 30 dias, sem impacto. Além disso, 90% desta remessa já está vendida. Como estamos no momento de colheita, estamos realizando a receita em um cenário que a commodity tem preço indexado em dólar, que está subindo. Para a próxima safra, que começará a ser plantada em novembro deste ano, já temos 50% dela vendida. Em outros anos, nessa mesma época, o percentual seria de 20%”.
Marlos também destaca outra medida adota na Algar Farming que é a antecipação da compra de insumos, como fertilizantes. “Geralmente, nessa época, a gente não teria comprado nada, mas para travar nossos custos, justamente pensando na pandemia, compramos fertilizante que vai representar mais ou menos 25% a 30% do nosso custo variável. Tem muito insumo que também é indexado em dólar. Se deixo para comprar depois, corro o risco de adquirir esses produtos com a taxa de câmbio desfavorável”.
Quanto a possibilidade de ocorrer o fechamento de portos e uma possível paralisação de caminhoneiros, a Algar Farming também conta com plano para armazenar a soja. “Nesse cenário de crise, caso chegue no campo, eu posso ter um porto fechado e a trading  falar que não consegue receber o produto. Como a maioria da nossa soja é exportada e já está toda vendida, terei que armazená-la e ir liberando de acordo com o fluxo. Para garantir esse armazenamento, adquirimos mais silos-bolsa que o habitual e firmamos uma parceria com um armazém local para estocagem. O risco de perder o produto é praticamente zero, podendo ficar guardando por até oito meses”, disse Marlos.
A produção de soja da Algar Farming do ano passado foi de 38 mil toneladas. Para este ano, chega a 45 mil toneladas a estimativa. O planejamento para a próxima safra de novembro já reflete positivamente nos negócios da empresa, já que boa parte da produção foi vendida. “Estamos produzindo bem, melhor que no ano passado e tem mercado para isso. A China, inclusive, nos últimos dias foi ao mercado. Aproveitamos esses rallys de preços que teve e vendemos a soja”.
 
Diretor-presidente da Algar Farming, Marlos Ferreira Alves


Confinamento
Outra frente da Algar Farming é o confinamento de gado para terceiros na nossa propriedade no Mato Grosso do Sul. No ano passado, foram 3 mil unidades comercializadas e para este ano a previsão é de 8 mil. O confinamento é um tipo de sistema de criação de gado, que é separado em lotes e criados em área restrita no piquete. Os animais são alimentados por meio de cochos, com dieta balanceada, buscando-se melhores resultados produtivos.
“Nesta época estaríamos começando a usar nosso confinamento, mas estamos acelerando o processo e acreditamos que o boi ficará pronto em 100, 120 dias. Pode ser que seja um período de desabastecimento porque muitos frigoríficos fecharam ou reduziram a sua produção. Se faltar carne teremos boi pronto para atender esse mercado. É uma aposta nossa”, destacou Marlos.

Mercado

Sobre a Algar Farming
Mesmo já em atividade antes de julho de 2014 (ABC Agricultura e Pecuária S/A), é aqui que nasce a marca Algar Farming com uma nova gestão e uma estrutura diferenciada. O foco da empresa é a produção agrícola cuja área plantada, por ano, entre soja, milho e sorgo, chega a 19 mil hectares. No ramo da pecuária são 8 mil cabeças de bovinos na finalidade de cria, recria e engorda. A atuação da Algar Farming é nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Produção do agronegócio em Uberlândia não para em meio ao coronavírus
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial