segunda-feira, 16 de março de 2020

Principais exames que toda mulher deve fazer


Durante o mês da mulher, que tal fazer um levantamento da sua saúde? A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) alerta que, após os quarenta anos, a mamógrafa é muito importante para a mulher e deve ser realizada anualmente. Além disso, manter um estilo de vida saudável é fundamental, mas não exclui a importância de consultar um médico regularmente.
Você já está por dentro dos exames que são necessários para um check-up da saúde feminina? Pensando nisso, conversamos com a Dr.ª Denise Lara Oliveira Muniz Santos, ginecologista do Hospital Santa Clara. Ela explica quais as principais doenças afetam a mulher moderna e como evita-las.

Quais as doenças mais afetam as mulheres?
Atualmente, as principais doenças da mulher são: a síndrome do ovário policístico, câncer de mama, infecções urinárias, vulvovaginites (corrimentos e infecções vaginais) e a endometriose.

Como evita-las?
O principal fator de profilaxia dessas doenças é um estilo de vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana “Manter o peso adequado, atividade física regular ter hábitos higiênicos, tomar bastante água e, principalmente, ter uma boa alimentação e fazer os exames de rotina a cada um ano”, explica a doutora.

A partir de quando a jovem precisa ir ao ginecologista anualmente?
A jovem saudável precisa ir ao ginecologista a partir do momento que ela inicia a vida sexual. “Se a vida sexual for iniciada tardiamente, ela pode procurar um ginecologista sempre que houver sintomas como menstruação excessiva, cólicas fora do normal, algum corrimento” alerta Dr.ª Denise.

Quais check-ups são necessários?
Anualmente, os principais exames que a mulher precisa fazer são: citologia vaginal (mais conhecido como Papanicolau) que é feito para prevenção do vírus do HPV e câncer de colo de útero, a mamografia nas mulheres a partir de quarenta anos e ultrassom transvaginal caso ela tenha queixas com relação a sangramento e dor pélvica; Exames laboratoriais como: hemograma, exames para colesterol, diabetes, tireoide, hormonais, também entram no check-up para verificar a saúde da mulher.
Uma boa saúde é o reflexo do seu estilo de vida. Cuide-se e não espere um sintoma grave para procurar um médico. Qualquer sintoma ou desconforto que não esteja de acordo com o que você está acostumada procure um especialista para averiguar o que está acontecendo. As doenças, quando diagnosticadas precocemente, têm mais sucesso no tratamento e os sintomas são mais brandos.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Principais exames que toda mulher deve fazer
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial