terça-feira, 17 de março de 2020

Instalação "Em Trânsito" será exposta em Uberlândia


O projeto Em Trânsito idealizado e realizado pelo fotógrafo Leandro Alves, é financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura- PMIC/2019- através do edital SMC nº 017, de 2018 da Prefeitura Municipal de Uberlândia.
Esta é uma investigação fotográfica que explorou a relação entre indivíduos e o espaço urbano, identificando elementos estéticos que se articulam e corroboram na estruturação de políticas e práticas coletivas.
A partir de uma espécie de deriva fotográfica, o fotógrafo transitou pela cidade registrando o ritmo, a arquitetura e o cotidiano urbano. O projeto também criou espaços de formação e diálogo sobre a produção de imagens através da oficina de fotografia contemporânea Devir Ciborgue com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual do Parque São Jorge.
Finalizando as ações de compartilhamento, o fotógrafo propõe uma instalação nos bairros fotografados (Presidente Roosevelt, Tibery, Fundinho, Jardim Canaã e Lagoinha) onde o trabalho também será exposto. A criação e distribuição das fotografias por áreas diferentes da cidade instauram uma forma afetiva de ocupação e diálogo com o espaço público, deslocando memórias, perspectivas e cenários cotidianos, além de convidar a comunidade local a partilhar olhares sensíveis sobre a cidade. O público também pode acompanhar o desenvolvimento do projeto através das páginas oficiais nas redes sociais, Instagram (@em_tr4nsito) e Facebook ( Em trânsito)

Instalação
A instalação Em Trânsito é ação de compartilhamento do trabalho produzido com o público. As imagens contém informações sobre o projeto e provocações criadas pelo fotógrafo a partir da observação da paisagem urbana de cada região registrada e ainda convida a comunidade local a produzir imagens sobre a cidade. Todas as fotos estarão disponíveis para apreciação, interação e doação em espaços públicos dos bairros onde o projeto aconteceu.

Leandro Alves 
Graduado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), graduando em Dança pela mesma instituição, com especialização em Antropologia pela Faculdade Unyleya (2018). Atualmente é integrante do Grupo Mito 8 de Teatro, arte educador e fotógrafo.
"Seduzido pelo processo de composição e produção de imagem e pelas artes corpo, tenho experimentado intersecções entre as duas áreas tanto nos processos criativos que estou presente, como na mediação e prática pedagógica em espaços de ensino- aprendizagem.”

SERVIÇO:
Realização/ Fotógrafo: Leandro Alves
Gestão de projetos: Rafael Patente
Produção: Rose Martins
Incentivo: PMIC/ SMC/ PMU
Instalação:
LOCAL
DIA
HORÁRIO
Praça Clarinda de Freitas (Praça Paris) - Bairro Presidente Roosevelt
19/03
A partir de 10h
Praça Senador Camilo Chaves- Bairro Tibery
19/03
A partir de 15h
Canteiro da Avenida Jericó - Bairro: Jardim Canaã
20/03
A partir de 10h
Praça Cícero Macedo Bairro: Fundinho
21/03
A partir de 11h
Rua Pio XII Bairro Lagoinha
22/03
A partir de 15h

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Instalação "Em Trânsito" será exposta em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial