quinta-feira, 12 de março de 2020

Estudante de Direito promove ação solidária para mulheres de presídios

A campanha é voltada para a arrecadação de itens de higiene pessoal. Uniube Uberlândia é ponto de coleta.

O estudante do nono período de Direito da Uniube Uberlândia, Victor Monteiro, promove, até esta sexta-feira (13), uma arrecadação de itens de higiene pessoal e limpeza em homenagem ao mês da mulher. As doações são direcionadas a mulheres da Penitenciária Prof. João Pimenta da Veiga e do Presídio Prof. Jacy de Assis e devem ser entregues em dois locais: Uniube, campus UGD, e Conselho da Comunidade, no centro de Uberlândia.
A campanha conta com o apoio de alunos do curso de Direito e advogados criminalistas e beneficiará cerca de 140 mulheres. “Muitas mulheres ao serem presas, preventivamente ou definitivamente (nos casos de cumprimento de sentença), são abandonadas pela família, filhos e maridos ou os entes não possuem condições financeiras para auxiliá-las. Em razão desses acontecimentos, padecem de itens de higiene e limpeza, por exemplo: absorvente, xampu, creme dental”, explica Monteiro.
De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Corrêa do Espírito Santo, a participação dos alunos em ações de responsabilidade social é de grande importância. “O curso já promove isso nos estágios, que atendem à população carente em casos processuais reais, tanto na área cível quanto penal. Os alunos têm contato real com as demandas sociais como parte do projeto pedagógico do curso de Direito da Uniube, que já soma seis décadas”, ressalta o professor.
Ainda segundo o coordenador a iniciativa de Victor é uma resposta aos incentivos da instituição para campanhas como esta. “Eu vejo a atitude do Victor como consequência do processo de aprendizagem. Ele nos trouxe o tema e a proposta, mas entendo como algo natural da formação que proporcionamos, o que deixa todos os professores honrados e satisfeitos. Podemos observar na iniciativa a consolidação do perfil de compromisso ético e social na atividade profissional”, complementa.
Victor Monteiro é interessado pela área de Direito Penal desde o quinto período do curso, especificamente pelo sistema carcerário, tema do trabalho de conclusão de curso dele, que já está em andamento. Por isso, ao ver uma iniciativa semelhante na cidade de Londrina, inspirou-se em trabalhar esta campanha em Uberlândia. “O encarceramento priva a pessoa apenas da liberdade. Ser privada de outros direitos, como bem-estar, torna a prisão ilegal, mas o Estado não soltará estas mulheres nem possui condição para fornecer os itens para todas, por isso decidi contribuir de alguma forma”, diz Monteiro.
Os itens a serem arrecadados são: absorventes, bucha de banho, sabão líquido, sabonete branco, xampu (preferência por embalagem transparente), condicionador  (embalagem transparente), creme dental (90g), detergente líquido (500ml), desinfetante (500ml), desodorante em creme, hidratante, papel higiênico, escova dental, calcinha e sutiã sem bojo.

Pontos de coleta:
Uniube – Campus Uberlândia
Av. Marcos de Freitas Costa, 1041 – Daniel Fonseca
Conselho da Comunidade
Rua Cruzeiro dos Peixotos, 557 - Centro
Para mais informações, acesse o perfil @advemconstrucao na rede social Instagram.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Estudante de Direito promove ação solidária para mulheres de presídios
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial