quinta-feira, 12 de março de 2020

Bailarinos de Uberlândia se preparam para levar espetáculo que aborda juventude e saúde mental a Portugal

Apresentação de dança será realizada em evento sobre suicídio na Universidade de Coimbra em setembro. Pais buscam patrocínio para custear a viagem. 
O espetáculo de dança “Play – Sem Pausas”, estrelado por 15 bailarinos do Centro de Danças Talentos de Uberlândia, vai ganhar os palcos e o universo acadêmico de Portugal. A apresentação acontece em setembro, em um evento científico do +Contigo, projeto de promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidas em adolescentes de escolas portuguesas.
O motivo dessa ponte entre Uberlândia e Coimbra é o significado do espetáculo, que promove diálogo e proximidade com os jovens, abordando a transição da fase infantil a adulta e envolve temas como suicídio, amores, rotina, sonhos, drogas, liberdade e laços. “O Play é muito mais que um espetáculo. Toda a concepção artística promove reflexão e educação sobre um tema delicado, mas que precisa ser discutido. É a cultura como forma de combate ao suicídio”, afirma Cláudia Bittencourt, diretora do Centro de Dança Talentos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 2ª maior causa de morte em jovens entre 15 e 24 anos. O assunto permeia todos os atos do Play. Daí o convite do projeto +Contigo, que realiza intervenções preventivas em salas de aula e a formação de profissionais de saúde e da educação. O objetivo é a detecção precoce da depressão e prevenção dos comportamentos suicidas.

Pioneirismo em Uberlândia
A pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Karine Zago faz parte do +Contigo no Brasil. Ela destaca o pioneirismo de Uberlândia. “O Centro de Danças Talentos é o primeiro local da cidade a entrar no projeto e a primeira escola de dança do país a adotar a metodologia. Isso é uma inovação porque, até então, o projeto foi aplicado em escolas regulares. É ambiente totalmente diferente, o que vai propiciar novas experiências e aprendizados”, explica.
Ela é uma das responsáveis pela apresentação do grupo uberlandense em Portugal, pois colocou o espetáculo na programação do “I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado: Avanços e Desafios da UFU”, no ano passado. “O professor José Carlos Pereira dos Santos, coordenador do +Contigo, ficou encantado, tanto pela intensidade do conteúdo trabalhado quanto pela beleza da apresentação”, contou Karine.

Sobre o espetáculo
Assinado por Cedrick Willian, que é idealizador, diretor e coreógrafo, o Play – Sem Pausas vivencia na dança uma nova e positiva perspectiva de olhar do universo juvenil, trazendo confiança, segurança e educação. As coreografias, criadas em conjunto com os coreógrafos convidados Karyne Bittencourt e Lucas Rodrigues, são executadas por jovens de 14 a 18 anos com prática em jazz, dança contemporânea, teatro e acrobacia de solo. Eles fazem parte do Grupo Talentos Jovem.
“Um grupo novo, porém talentoso, que está se desenvolvendo e adquirindo experiência cênica e maturação artística, se tornando artistas mais experientes e responsáveis na busca pelo profissionalismo”, ressaltou Claudia. Em 2018 e 2019, o Play foi patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e apresentado no Teatro Municipal.

Patrocínio para a viagem
Ainda que a universidade portuguesa tenha assumido parte das despesas para a ida dos bailarinos, o custo da viagem é alto. Por isso, pais, professores e estudantes buscam patrocínio para custear passagem, transporte e alimentação, o que equivale a aproximadamente R$ 4.500 por bailarino. Além da apresentação, os jovens terão uma semana de intercâmbio no Conservatório de Dança de Coimbra e oficinas de interação com os pesquisadores do +Contigo.
Mais informações podem ser obtidas no perfil criado pelos bailarinos no Instagram para estimular as doações: @play_grupo_jovem. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Bailarinos de Uberlândia se preparam para levar espetáculo que aborda juventude e saúde mental a Portugal
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial