terça-feira, 31 de março de 2020

AVA Uniube garante continuação dos estudos durante suspensão de aulas presenciais



O ambiente foi criado pela própria instituição e passa constantemente por reformulações tecnológicas e pedagógicas
  O Ministério da Educação divulgou, neste mês, a portaria nº 343, que orienta a substituição de aulas presenciais pelas digitais, durante a pandemia do novo Coronavírus. Alinhados com as decisões do órgão, os professores da Universidade de Uberaba (Uniube) preparam, diariamente, conteúdos para que os alunos possam continuar os estudos em casa, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Criado em 2010 pela própria instituição, o AVA Uniube on-line é moldado para que o ensino oferecido acompanhe as evoluções tecnológicas e pedagógicas. A plataforma disponibiliza mais de 50 ferramentas, tudo para assegurar um ensino de qualidade, pautado na proximidade da trajetória de aprendizagem do aluno. “A atualização e a evolução tecnológica podem ser realizadas a qualquer tempo e de forma dinâmica. Além disso, qualquer necessidade pedagógica pode ser atendida com maior agilidade”, explica o gerente do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Uniube, professor André de Paula.
Foram adaptadas cinco ferramentas da Educação a Distância para os alunos e professores do ensino presencial. São elas: Aulas Virtuais, que possibilitam a transmissão ao vivo de aulas, nos horários habituais; Palavra do Professor, canal utilizado pelo docente para enviar recados aos alunos, seja em texto, videocast ou podcast; Tira-dúvidas, local onde os estudantes podem contatar os professores de cada disciplina para tirar dúvidas; Videoteca, que possui todo o acervo de aulas da EaD, disponibilizado para os professores; Material didático, que visa facilitar o compartilhamento de ferramentas em disciplinas comuns, antes já existentes na EaD, e, agora, no presencial. “A TIC-EaD conseguiu, em 24 horas, disponibilizar as ferramentas e isso só foi possível porque o ambiente virtual de aprendizagem da Uniube foi desenvolvido pela própria instituição”, complementa o docente.
Além disso, o Ambiente Virtual conta com uma equipe responsável, com foco na pesquisa, no desenvolvimento e na incorporação de ferramentas e novas tecnologias. Ou seja, possui um ambiente sempre alinhado com o que há de mais moderno. “A Sala de Aula Virtual possui recursos pedagógicos que são alinhados com o Projeto Pedagógico do curso, assim as ferramentas são incorporadas nas orientações de estudo. As ferramentas disponíveis proporcionam uma aproximação do aluno com seus professores, garantindo a humanização dessa relação tão importante no processo de aprendizagem”, complementa André.

AVA para aplicativo
O Ambiente Virtual de Aprendizagem já está disponível também como aplicativo para Android e IOS. “O aplicativo é importante para que o aluno fique conectado e muito próximo da Uniube, podendo consultar sua Sala de Aula Virtual e ter acesso a suas orientações de estudo com materiais, conteúdos e videoaulas, disponibilizados pelos professores, além de poder acompanhar sua Central de Mensagens, seus componentes, ter o comprovante de matrícula, visualizar seu calendário de atividades, seu currículo, sua pontuação, sua frequência, seus boletos e seus gabaritos”, finaliza André.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

AVA Uniube garante continuação dos estudos durante suspensão de aulas presenciais
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial