sábado, 8 de fevereiro de 2020

Por que cuidar da carreira e finanças traz bem-estar?

Rebeca Toyama explica a importância em trabalhar carreira e finanças e dá dicas para alcançar o tão desejado bem-estar.

O que é bem-estar e como alcançá-lo? O desafio do equilíbrio é tarefa para a vida toda, mas poucas pessoas conseguem atingir esse propósito. Rebeca Toyama especialista em estratégia de carreira e conscientização financeira, aborda o assunto de maneira mais prática e mostra que a vida profissional, financeira, emocional e pessoal contribuem muito para se alcançar o bem-estar. 
A qualidade de vida está relacionada com o bem-estar que significa conquistar o que é importante para cada indivíduo dentro de um planejamento bem feito. Para a especialista o cuidado com a carreira está atrelado ter os talentos reconhecidos e propósitos alinhados, assim mantendo um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Já o cuidado com as finanças é ter conscientização e buscar um equilíbrio de gastos, pois é muito comum as pessoas sofrerem distúrbios financeiros e não identificarem o vínculo com algum desequilíbrio emocional vivenciado na infância. 
“Os pilares carreira e finanças impactam diretamente nos elementos de bem-estar, conforme o escritor Martin Seligman aborda em seu livro: emoção positiva, sentido, engajamento, realização e relacionamento precisam ser observados e cuidados para se adquirir bem-estar. Precisamos também entender que para chegarmos ao bem-estar é necessário planejamento de curto, médio e longo prazo e não somente esperar. Definir objetivos e metas é necessário para se olhar com clareza para o futuro.”, explica Rebeca Toyama. 
A definição de bem-estar financeiro é dada pelos pesquisadores Dr. So-Hyun Joo e Dr. John Grable que relacionam vários fatores para se ter uma vida financeira saudável, como: manter uma dívida baixa e razoável, ter um plano de poupança ativo e experimentar baixos níveis de estresse financeiro. O fundamental para se ter uma vida plena de bem-estar é fazer um planejamento de vida, dessa forma a vida pessoal e profissional se encaixam nas finanças. 
“Para alcançar o bem-estar financeiro conforme os pesquisadores colocam, é necessário entender que os distúrbios financeiros estão relacionados à ansiedade, excesso de dívidas, ausência de economias, incapacidade de manter mudanças nos comportamentos financeiros, além de outros fatores. E quando identificamos esses comportamentos problemáticos  e tratamos a fundo, conseguimos encontrar equilíbrio e trazer bons relacionamentos interpessoais, saúde psicológica, bem-estar geral e financeiro.” finaliza, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira e conscientização financeira.

A especialista preparou também 5 dicas de como  alcançar o bem-estar, cuidando da carreira e finanças: 
1- Ter em mente que bem-estar não é obra do acaso, mas sim algo a ser planejado e construído; 
2- Não ter medo de olhar para o futuro e consciência de que as circunstâncias mudam, os empregos mudam, mas o propósito deve ser o mesmo;
3- Definir objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para vida profissional e financeira, assim como ter um mecanismo de acompanhamento de cada uma das metas, sejam anotações, lembretes ou algo mais sofisticado como um arquivo digital;
4- Considerar que imprevistos fazem parte do percurso, assim como acidentes, mudanças temporárias, oportunidades que surgem e podem afetar o bem estar temporariamente;
5- Cuidar de forma integrada da carreira, das finanças e dos relacionamentos.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Por que cuidar da carreira e finanças traz bem-estar?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial