terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Consumo de álcool pode afetar a fertilidade do casal?


Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmam que o álcool pode prejudicar a placenta e o desenvolvimento do embrião. Para gestantes, não há dose ou período seguro para ingestão de bebidas alcoólicas. Segundo o Dr. Mário Cruvinel, urologista da Clínica Fecunda, pesquisas têm demonstrado que a qualidade de vida e saúde tem grandes influências na fertilidade.
É notória que as taxas de fertilidade vêm, progressivamente, diminuindo. O número e qualidade dos espermatozoides ejaculados estão cada vez pior. Fatores isolados ou associados de tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade, uso de drogas e anabolizantes são considerados possíveis causas de infertilidade. São geradores de substâncias óxido reativas que intoxicam o organismo e alteram o metabolismo ideal.
Com relação à qualidade seminal, pode contribuir para o aumento da fragmentação do DNA espermático. Esta situação pode diminuir a fertilidade e aumentar as taxas de abortamento. Pode ocorrer em amostras de sêmen aparentemente normais e só descobertas com exame específico.
Casais com dificuldade de engravidar e fazem parte dos grupos de risco acima citados, devem se aconselhar com um especialista.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Consumo de álcool pode afetar a fertilidade do casal?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial