sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Conselhos para manter a saúde mental

Manter a acuidade mental à medida que envelhecemos pode ser um desafio. Frequentemente, as pessoas consideram prioritária a necessidade de manter a saúde física, negligenciando a saúde mental, que é igualmente importante. Para manter uma mente lúcida, é importante exercitar e treinar o cérebro constantemente, pois é amplamente sabido que para manter uma mente saudável, você deve exercitá-la. Apresentamos a seguir uma série de atividades das quais você pode participar diariamente para manter o cérebro funcionando ao máximo.

1. Ler
Ler regularmente é uma das melhores maneiras de exercitar e desenvolver o cérebro. Essa atividade pode tornar as pessoas mais criativas, alimentando a imaginação e trabalhando a mente de maneiras únicas e diferentes. Se você optar por ler um livro, um jornal ou uma revista, ler todos os dias aumentará seu conhecimento, habilidades cognitivas, vocabulário e fará seu cérebro pensar e trabalhar.

2. Escrever um diário
Escrever suas atividades diárias, pensamentos e outras coisas em um diário pode ajudar a melhorar a função cerebral e, como uma vantagem adicional, fornece algo para refletir e ler mais tarde. As pessoas idosas que estão familiarizadas com computadores e usam a Internet podem escrever um diário on-line ou manter contato com amigos e familiares por meio de redes sociais ou e-mail.

3. Preparar a comida
Adicione à sua dieta diária alimentos que ajudam o funcionamento do cérebro. Para manter o melhor funcionamento do físico e mental, recomenda-se uma dieta baixa em gorduras e baixo colesterol. O consumo de vegetais escuros, ricos em nutrientes e outros alimentos que contêm altos níveis de antioxidantes, ajuda o cérebro na memória e na função cognitiva.

4. Tire sonecas
O sono é para o cérebro como alimento para o corpo. Tirar uma soneca de vinte minutos ao meio-dia pode melhorar suas habilidades de memória tanto quanto uma noite de sono. Muitas pessoas mais velhas lutam contra a apneia do sono. Portanto, descansar durante a tarde também pode lhe dar mais energia para participar de outras atividades de treinamento cerebral que você realiza ao longo do dia.

5. Brinque mais!
Tocar um instrumento, resolver quebra-cabeças ou usar suas habilidades mentais para ganhar um jogo de tabuleiro, qualquer tipo de jogo é um exercício mental! Quando você envolve seu cérebro no jogo, aprimora suas habilidades de memória e lógica. Esportes e atividades físicas também podem ajudar a manter o cérebro ativo a longo prazo. Se você está procurando atividades em ambientes fechado no inverno ou emoções ao ar livre durante o verão, há muitas coisas que os idosos podem fazer para manter seus corpos e mentes ativos.

6. Participe de atividades coletivas
Participe de algum tipo de atividade física ou de grupo com pessoas da sua idade. Inscreva-se em uma aula de cerâmica, participe do grupo de observação de pássaros, faça parte do clube de bocha local ou faça aulas de dança. Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre as pessoas mais velhas e a atividade física, é importante sair e participar de algum tipo de movimento físico pelo qual você é apaixonado por melhorar sua saúde muscular e cerebral.

7. Socialize
A socialização abre você para os pensamentos e ideias de outras pessoas. Dependendo da conversa, socializar com outros membros da sua comunidade pode permitir que você melhore seus argumentos para  debates e habilidades de raciocínio rápido. Criar e manter amizades com os outros manterá seu cérebro em forma.


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Oleh

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