sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Férias são tão importantes para o aprendizado das crianças quanto a escola


Um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) mostrou que o período de férias pode ser muito benéfico para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. As crianças e adolescentes que passam por esse período ficam mais curiosas, atentas e motivadas. Além disso, as férias também auxiliam os alunos a lidarem com o estresse tóxico que vai se acumulando ao longo do ano escolar e que dificulta o aprendizado.
A pediatra Dr.ª Maria Cristina Marquez Carneiro, explica que as atividades acadêmicas estruturadas têm ganhado cada vez mais espaço nas escolas e, portanto, as férias desempenham papel extremamente importante, como momento de realizar atividades não estruturadas e brincadeiras. “É um tempo para brincar, pensar, imaginar e socializar de forma única. A criança, assim como o adulto, precisa de um tempo livre, para processar as novas e complexas informações as quais ela foi exposta durante o período escolar”, afirma a pediatra.

Brinque ao ar livre
A Dr.ª Maria Cristina defende ainda, que o livre brincar não pode ser visto como algo frívolo ou secundário, mas como essencial para o desenvolvimento da estrutura e função do cérebro da criança. “O brincar é fundamental para a construção de relações seguras e estáveis, em especial com seus cuidadores/pais, habilidades relacionais e sociais, como colaboração, negociação, resolução de problemas e criatividade, além do desenvolvimento de diversas habilidades motoras e cognitivas, como autocontrole e perseverança”, explica a especialista.
A médica alerta para que o período de férias escolares não seja preenchido com atividades estruturadas e rígidas, semelhantes à escola. “É importante que as crianças façam brincadeiras ao ar livre, interagindo com outras crianças. Estar ativo e praticar atividades físicas não guiadas são algo essencial no período de férias, para contribuir com um estilo de vida mais saudável e contrabalancear o sedentarismo do período escolar”, esclarece ela.

Evite eletrônicos
Esse momento, então, pode ser aproveitado para motivar a criança e fazer com que ela volte mais disposta ao aprendizado e mais capaz de assimilar novos conhecimentos. Além disso, as férias podem ser uma possibilidade de garantir maior vínculo com os pais e familiares.  “É importante tomar cuidado para que as crianças não passem tempo excessivo diante de telas e eletrônicos como computadores, celulares, tablets, televisão e videogame, o que já é sabidamente prejudicial para o desenvolvimento da criança”, alerta a pediatra Dr.ª Maria Cristina Marquez Carneiro.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Férias são tão importantes para o aprendizado das crianças quanto a escola
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial