segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Você está tossindo há quanto tempo? Cuidado, esse sintoma não pode ser negligenciado

Maior complexo hospitalar privado de Uberlândia alerta sobre a doença que atinge cerca de dois bilhões de pessoas no mundo 

Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1982, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado anualmente em 24 de março e tem objetivo de conscientizar a população sobre a doença. A data foi criada em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo que causa a doença, pelo médico Robert Koch. 
Segundo o  Programa Nacional de Controle da Tuberculose,vinculado ao Ministério da Saúde e realizado em fevereiro de 2018, na nova classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS 2016-2020), o Brasil ocupa a 20ª posição da lista dos 30 países prioritários para tuberculose. Entre os anos de 2016 e 2017 foram registrados 69 mil novos casos de tuberculose e, apenas em 2016, cerca de 4,5 mil mortes pela doença foram catalogadas.   
Estimativas da OMS  apontadas em um estudo calculam que um terço da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose, o que corresponde a dois bilhões de pessoas. De acordo com a Organização, essa é uma das doenças que mais mata no Brasil. 
Conforme o site da  Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais,a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos. No Brasil, são notificados aproximadamente 67 mil novos casos por ano e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença, ou seja, 13 brasileiros, em média, morrem diariamente de tuberculose.   
O  portal  ainda acrescenta que  em Minas Gerais foram notificados 3.591 novos casos da doença em 2017. Além disso, 538 municípios mineiros, dos 853, registraram pelo menos um caso de tuberculose entre seus residentes.   
Para a pneumologista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Dra. Bruna Zanatta Franco, os adultos jovens do gênero masculino apresentam as maiores taxas de incidência. “A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e é transmitida pela respiração, através das gotículas suspensas no ar. É uma doença que, desde que seja diagnosticada precocemente, tem cura”, afirma a pneumologista. 
“É fundamental prevenirmos a transmissão da doença, fazendo o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. O tratamento deve ser feito por, no mínimo, seis meses, diariamente e sem interrupção. Além disso, vale ressaltar que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, uma maneira de proteger quem amamos. É importante dizer que, no Brasil, a tuberculose ainda está entre as dez principais causas de óbito em crianças abaixo de cinco anos. Por isso a importância da vacina”, finaliza a médica. 
     
Sintomas
Tosse por mais de três semanas, febre, cansaço, falta de apetite, emagrecimento e, nos casos mais avançados, tosse com presença de sangue. 
   
Tratamentos 
Os tratamentos são realizados através de medicamentos que matam e impedem as bactérias de se proliferarem. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Você está tossindo há quanto tempo? Cuidado, esse sintoma não pode ser negligenciado
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial