quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Você está atento à sua saúde?

Santa Genoveva Complexo Hospitalar conscientiza sobre o Dia Nacional do Câncer. Estudos apontam que em 2030 haverá 27 milhões de novos casos da doença. 

Considerada a segunda principal causa de mortes no Brasil e no mundo, o câncer perde apenas para as doenças cardiovasculares. Por esse motivo, 27 de novembro passou a ser conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi instituída com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e conscientizar para a prevenção do surgimento da neoplasia maligna, uma vez que existem mais de 200 tipos de cânceres. 
De acordo com a  Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o câncer foi o responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018 no mundo, o que significa que uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. A  Organização Mundial de Saúde (OMS)  estima que, em 2030, haverá 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com o câncer.   
Dados do  Instituto Nacional de Câncer (INCA)  estimam uma ocorrência de 640 mil novos casos de câncer no biênio 2018-2019. Mesmo com o possível diagnóstico, diversos óbitos podem ser evitados caso haja o descobrimento precoce da doença.   
Os tipos de câncer mais comuns na população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de óbitos é o câncer de mama. Já nos homens, o principal é o câncer de pulmão. 
Segundo a oncologista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, mais importante do que lembrar de fazer os exames de rastreio, é manter um estilo de vida saudável. "Alimentação balanceada com diminuição de enlatados, embutidos e alimentos ultra processados, atividade física regular, não fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Para pessoas de pele clara, também é importante lembrar da proteção solar. Além disso, todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar mamografia anual. Homens acima de 50 anos precisam realizar PSA e toque retal anual. A colonoscopia é recomendada a partir dos 45 anos para homens e mulheres, e deve haver um acompanhamento médico individualizado em caso de história familiar de câncer", afirma. 
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento das neoplasias, como fatores genéticos, tabagismo, obesidade, má alimentação, sedentarismo, exposição ao sol e agentes tóxicos por período prolongado.   

Quais os tipos mais comuns? 
Pesquisas do INCA apontam que os cânceres mais comuns no Brasil, são: 
* Câncer de pele; 
* câncer de próstata; 
* câncer de mama; 
* câncer de cólon e reto; 
* câncer de pulmão; 
* câncer de estômago.   

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Você está atento à sua saúde?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial