sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Uberlândia Refrescos recebe certificação Zero Energy pela Green Building Council Brasil (GBC BRASIL)

A empresa conquistou este reconhecimento pelo desempenho energético da Unidade Alexandre Biagi. A cerimônia da certificação GBC ZERO ENERGY da Uberlândia Refrescos aconteceu no dia 25 de novembro, no congresso Greenbuilding Brasil, espaço CUBO Itaú, São Paulo. O Certificado foi entregue diretamente a Alexandre Biagi, CEO da franquia.
O Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos, unidade Alexandre Biagi (Uberlândia - MG), é o 1º edifício do sistema Coca-Cola no mundo com certificação GBC Zero Energy, além de ser LEED Platinum.
A decisão de investir na eficiência energética da unidade foi tomada durante a fase de projeto, levando em consideração a importância da sustentabilidade e a redução de custos operacionais. A usina fotovoltaica no telhado e o sistema de captação das águas das chuvas e de tratamento de efluentes na própria edificação são as principais soluções que a tornam autossuficiente em energia e água. 
O complexo conta com sistema fotovoltaico com 840 módulos e com capacidade de 222,6 KWp, com geração anual prevista de 311.640 KWh, o que possibilita que o campus gere 100% da energia que precisa para a sua operação. O telhado também possui características especiais que permitem conforto térmico e entrada de luz natural através de domus prismáticos.
Alexandre Biagi explica que “a sustentabilidade tem sido tratada fortemente e sensibilizado um maior número de pessoas”. O CEO ainda conta que “A UBERLÂNDIA REFRESCOS tem se dedicado aos projetos de Sustentabilidade, que compreendem a implantação de energias novas e renováveis, consumo de água e redução na geração de resíduos”. Diante disso, ele acredita que essa conquista é resultado de um somatório de esforços e engajamento. “Nossos cumprimentos e agradecimentos a todos, pois sabemos do empenho de cada um”, complementa Biagi.
A certificação GBC Brasil Zero Energy é uma ferramenta que visa o desenvolvimento de construções, reformas ou operação, que busquem o equilíbrio entre o consumo e geração de energia por fontes renováveis nestas edificações. O certificado Zero Energia definitivo é conferido aos empreendimentos que tenham pelo menos um ano de operação monitorado de forma contínua, com seu balanço energético anual zerado.
A certificação analisa os seguintes critérios: tempo de operação, taxa de ocupação mínima, metragem mínima das áreas construídas, tipologia, atendimento a legislações, empreendimento Off Grid, eficiência energética mínima para geração on site e off site, geração de energia renovável on site e off site, compra de créditos de energia renovável, uso de energia não renovável e balanço energético anual do empreendimento.
Os objetivos da certificação são: garantir o cumprimento das metas da COP Paris; acelerar a transformação do mercado nacional de eficiência energética e a geração de fontes de energia renováveis; gerar novos empregos; desenvolver novas tecnologias; reconhecer a iniciativa dos empreendedores; promover ambientes mais saudáveis, capazes de propiciar a melhora do bem-estar dos ocupantes.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberlândia Refrescos recebe certificação Zero Energy pela Green Building Council Brasil (GBC BRASIL)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial