quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Teatro Congada entrará em cena no CITU

Circuito Independente de Teatro de Uberlândia receberá Túniê Abárá do grupo teatral Di-Ferente. 
O Grupo Di-Ferente é o próximo a se apresentar no Circuito Independente de Teatro de Uberlândia – CITU, nos dias 09 e 10 de novembro, às 20 e 19 horas, respectivamente, na Escola Livre do Grupontapé.  A trupe traz o espetáculo Túniê Abárá, que na linguagem ioruba significa “bater palmas por estar vivo”.
A montagem retrata a história de colonizadores portugueses, que invadiram o Reino do Congo na África capturando seu povo e sua corte para levá-los para o Novo Mundo. O rei Galanga e o filho Muzinga desembarcaram no Rio de Janeiro e, no batismo católico, Galanga recebe o nome de Francisco, torna-se devoto de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, princesa do reino Núbia na Etiópia e funda a irmandade de São Benedito.
 A peça faz parte do projeto Teatro Congada proposto pela atriz Susilene Feoli ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia – PMIC em 2017 como um ateliê de experimentação de encenação dos mitos ligados as tradições do Congado: Santa Efigênia, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Chico Rei e afins. “Para a realização do projeto, foi estabelecida uma parceria com o Grupo Teatral Di-Ferente e o mestre das artes Flávio Arcioli, que conduziu o processo de criação com um elenco de não/atores e integrantes da comunidade congadeira de Uberlândia”, explica Susilene Feoli”.

 A peça no CITU
O espetáculo Túniê Abárá finaliza uma das etapas do projeto Teatro Congada, que propõe em sua terceira etapa criação, montagem, apresentações de espetáculo teatral.
O mito é matéria-prima de todas as religiosidades, como da antiga religião grega que praticava os cultos agrários à Demeter e Dionísio, que daria nascimento ao teatro de tradição greco-romana que se espalhou pelo ocidente. E, a partir daí, mito e teatro se separaram e também se envolveram em diversas relações ao longo da história.
“Para nós é uma honra participar do CITU, no qual a maior parte dos trabalhos apresentados vem do curso de teatro, local de experimentos e experiências, com uma multiplicidade de conteúdos envolvidos enquanto nós, creio que o grupo mais velho do circuito e também com o elenco mais maduro e diverso, caminhantes das artes, também fazedores de cultura, estamos a degustar oportunidade em aprender mais. Com um trabalho complexo, de rituais de além mar, com uma escrita popular, e uma linguagem simples, atuando com atores e artesões da comunidade congadeira, dirigidos por um mago designer transformador, cantor, ator, cunhado nas tradições do congado e carnaval. Somos gratos ao CITU, por nos receber.   Viemos para enriquecer a diversidade de trabalhos, pessoas, idades e experiências. Propomos nossas estórias de pretos com o público, com os estudantes, com simplicidade”, comenta Susilene Feoli.

O Grupo
O grupo teatral Di-Ferente iniciou as atividades no ano de 1981, mas o ano de fundação foi 1984.
Formado por um grupo de adolescentes da rede estadual de ensino, desde então tem produzido centenas de espetáculos, oficinas, debates, palestras, e participado ativamente no universo do Teatro em mostras, workshops, festivais, atuando junto as Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura, através da PMIC, Lei de Incentivo à Cultura, na promoção e organização de mostras, festivais e Circuito de teatrais.
A Cia. teatral é dividida em três equipes: Laboratório – formada por atores/bailarinos, artistas diversos profissionais; Equipe Oficina – formada por adolescentes e jovens de bairros periféricos e a Equipe Vaidoso – formada por adultos e idosos dos grupos de congada, de dança, do teatro e ou, comunidade.
O gênero de pesquisa do grupo é a tragicomédia e a tragédia em todas as equipes trabalha com a temática voltada ao negro e a Mulher.

Serviço
Espetáculo: TÚNIÊ ABÁRÁ, que em ioruba significa “bater palmas por estar vivo”.
Grupo ou Artista: Grupo Teatral Di-Ferente
Datas: 09 e 10 de outubro de 2019
Horário: sáb às 20h e dom às 19h
Local: Teatro da Escola Livre do Grupontapé
Gênero: Drama
Duração: 70 min
Classificação etária: Livre
Contato: Susilene Feoli  | 34 991025653| susifeoli@yahoo.com.br |
  
FICHA TÉCNICA
Direção Flavio Arciole | Audio/som Eduardo Bernardt | Assistência de Direção e Produção Susi Feoli | Elenco Susi Feoli, Leleu Rique, Luiz Felipe, Dorival Onizete, Mary Ivone, Valéria Miguel, Aramides Quilombo, João Lucas Moçambique Quilombo, Clélia Moçambique Quilombo, Daniel Oliveira.  Técnicos: (Som) Humberto Melo, (Luz) Diego, (Filmagem) Rickson.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Teatro Congada entrará em cena no CITU
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial