segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Quarta edição do “CINE DOC Debate” exibirá documentário sobre dramaturgo uberlandense


O evento será nesta quarta-feira (13-11), no auditório 5O-A a partir das 19h e fará parte das atividades da Semana de Comunicação do Curso de Jornalismo.
A quarta edição do “CINE DOC Debate” será realizada nesta quarta-feira, dia 13/11, no auditório 5O-A da UFU, no campus Santa Mônica, a partir das 19h. Desta vez o evento fará parte das atividades da Semana de Comunicação do Curso de Jornalismo.
O documentário a ser exibido é intitulado “Wagão” e conta a história de Wagner Salazar, escritor, ator e diretor de teatro formado pela Escola de Artes Dramáticas da USP e um dos dramaturgos mais importantes para a cena teatral de Uberlândia. Wagner escreveu e dirigiu várias peças durante os anos 1980, circulando por muitas cidades do país e do exterior. Sua trajetória artística foi interrompida aos 25 anos, quando morreu em decorrência da AIDS.
O filme foi produzido pela NÓIS, produtora de audiovisual de Uberlândia, com base em mais de cinco mil documentos manuscritos e datilografados, uma centena de fotos, várias reportagens e matérias jornalísticas, dez entrevistas e quase uma dezena de roteiros deixados pelo artista. Gravado em quatro cidades, promove uma leitura do universo pessoal e artístico do dramaturgo Wagner Salazar ao mesclar acontecimentos passados e presentes e elementos documentais e ficcionais. O documentário também se baseia na tese de mestrado “Pelos trilhos de Wagão: O teatro de Wagner Salazar”, que foi defendida pelo artista cênico e pesquisador Luiz Humberto Garcia de Oliveira, em 2013.
Logo após a exibição do documentário haverá um debate com um dos diretores, Yuji Kodato, para que os convidados saibam mais sobre o processo de montagem, edição e divulgação do filme.
O projeto “CINE DOC Debate” tem como objetivo proporcionar mais um espaço democrático para a discussão sobre documentários no curso de Jornalismo da UFU, além de colocar os estudantes em contato com profissionais do mercado.
A seleção dos documentários exibidos no “CINE DOC Debate” foi feita prezando materiais produzidos por diretores ou produtores que moram em Uberlândia ou têm alguma relação com a cidade. Além disso, os filmes se encaixam em modalidades de documentários peculiares e que podem proporcionar outros olhares para produções audiovisuais.
O projeto é coordenado por professores do curso de Jornalismo da UFU (Fernanda Torquato, Vanessa Matos e Reinaldo Maximiano) com colaboração dos discentes (Sara Camelo e Gabriel Caixeta). O CINE DOC Debate é aberto a toda comunidade e oferece certificado.

Serviço:
CINE DOC Debate
13/11 – 19h – Auditório 5O-A
Documentários: Wagão
Convidado: Yuji Kodato – diretor

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Quarta edição do “CINE DOC Debate” exibirá documentário sobre dramaturgo uberlandense
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial