segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Grupontapé estreará espetáculo #Preciosas em novembro


Peça se reúne aos outros 15 espetáculos que compõe o repertório artístico do grupo uberlandense, que há 25 anos alterna a circulação pelo país com a realização de projetos que contribuem para o desenvolvimento do cenário cultural local.
O Grupontapé celebra, em novembro, 25 anos de estrada, e brindará o público com a estreia do espetáculo #Preciosas, no dia 16 de novembro deste ano, às 20 horas, no palco da Escola Livre, em Uberlândia-MG. A classificação indicativa é 14 anos.
Essa montagem do grupo de teatro de Uberlândia entra para a lista de mais de 15 espetáculos lançados pelo Grupo, que ficou conhecido em nível nacional por defender a difusão das artes cênicas e da cultura comprometidas com o desenvolvimento humano, social e econômico.
O Grupontapé já se apresentou em 18 estados brasileiros e Distrito Federal. Somente em Minas Gerais, fora mais de 62 cidades que receberam as apresentações da trupe.

A peça
#Preciosas é uma delirante adaptação das peças “Preciosas Ridículas” e o “Improviso de Versalhes” originais do escritor Molière, traduzidas aos dias de hoje.
O enredo gira em torno de um grupo de teatro que prepara uma nova montagem e enfrenta inúmeros desafios, inclusive o de colocar em cena a história de duas preciosas ridículas do mundo de hoje, refugiadas numa academia de ginástica, e que tramam um golpe, a partir de um aplicativo de encontros, para se tornarem ricas, poderosas e emergentes do mundo da fama. “A história dessas personagens está baseada nas emergentes sugar babies, que estão em busca de homens que possam sustentar seus desejos e promover a elas a ascensão social”, conta uma das co-fundadoras do Grupontapé, Katia Bizinotto, que também integra o elenco do espetáculo.
A direção do espetáculo foi compartilhada entre Katia Lou e Eduardo Moreira, que por sua vez também assina a dramaturgia juntamente com Cacá Brandão.

Preparação
Assim como toda produção do Grupontapé, #Preciosas passou por um período de muita pesquisa, estudos e práticas técnicas para entrar em cartaz.
Mais uma vez a parceria se repetiu e a preparação vocal e direção de texto ficaram a cargo da cantora, professora de canto, preparadora vocal e diretora musical, Babaya Morais.
“Nós nos dedicamos desde o ano passado ao espetáculo. Acreditamos que o público novamente vai ser presenteado com uma bela apresentação”, destaca Katia Lou.

Viabilização
A montagem #Preciosas faz parte do Projeto de Manutenção do Grupontapé, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio das empresas Autoforjas, Ask do Brasil, Pandurata Alimentos.
“Com esse incentivo, nós teremos a oportunidade de apresentar a peça várias vezes com ingressos a preços accessíveis, além de realizar ensaios abertos para alunos das escolas públicas de Uberlândia”, comenta o produtor da peça, Rubem dos Reis.

Apresentações
Após a estreia nos dias 16 e 17 de novembro, dentro da programação do CITU – Circuito Independente de Teatro de Grupo de Uberlândia, o Grupo fará temporada na Escola Livre do Grupontapé até o dia 01 de dezembro, sempre aos finais de semana. Sábados às 20 horas, e domingo às 19 horas.

O Grupontapé
O Grupontapé celebra, em novembro, 25 anos de trabalho ininterruptos . O Grupo foi em 1994, durante a montagem do espetáculo “A Mulher Sem Pecado”, de Nelson Rodrigues.
Em 2018, o Grupo lançou o Livro que conta a sua trajetória, escrito por Eduardo Moreira a partir da pesquisa feita pela professora Irley Machado: “Grupontapé – a construção de uma maioridade”.
Dentre os espetáculos mais conhecidos do Grupo estão: "A mulher sem pecado", "Questão de Hábito", "Balaio Popular", "Balaio Popular: Cordel e Mamulengo”, "Estranhas Galinhas", "Por de dentro" e "Tempo de Águas". Outros projetos realizados pelo Grupo, e que foram marcantes para o cenário local e nacional foram:  I e II Encontro de Artes Cênicas do Cerrado (2007/2009), evento que reuniu grandes pensadores e artistas do Brasil em Uberlândia; “Provisões” (2012), que contou com profissionais do Brasil, Peru e Argentina.
O Grupo realizou ainda duas produções audiovisuais, o média-metragem "Asas ao redor de mim" (2011) e "BRAVO" (2013); e na esfera da produção cultural fez itinerância com a I e II Jornada de Produção e Gestão Cultural, levando a oito cidades mineiras um compartilhamento de seus processos de produção e gestão cultural.
A trupe produziu e circulou por diversas cidades com seus espetáculos e mantém desde 2001 a Escola Livre do Grupontapé com suas atividades pedagógicas e formativas, além de ser um espaço de fomento do teatro local, recebendo diversos artistas, grupos e festivais.

Serviço:
O quê: Estreia do espetáculo #Preciosas
Quem: Grupontapé
Quando: 16/11 e 17/11
Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Ficha Técnica
Elenco:Katia Bizinotto, Juliana Nazar, Bia Pantaleão, Breno Maia, Welerson Filho
Equipe de criação e produção:
Direção – Eduardo Moreira e Katia Lou
Dramaturgia – Cacá Brandão e Eduardo Moreira
Cenário, figurinos e adereços – Flávio Arciole
Preparação vocal e direção de texto – Babaya
Preparação corporal (Fase 1) – Cássio Machado
Preparação corporal (Fase 2) e Coreografias - Juliana Nazar
Treinamento físico – Academia Takey Sports
Design de luz – Camila Tiago
Operação de luz - Camila Tiago e Mário Leonardo
Camarim – Maria Rosa
Office boy – Eliene Ricardo
Mídias sociais – Bia Pantaleão
Fotografias - Bruna Freitas
Assessoria de Imprensa - Érica Magalhães (MF Comunicação)
Produção executiva – Marisa Cunha e Eder Florêncio
Coordenação de execução orçamentária – Aline França
Coordenação de produção – Rubem dos Reis
Coordenação geral – Katia Bizinotto
Produção Geral – Balaio do Cerrado Produtora
Realização – Grupontapé

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Grupontapé estreará espetáculo #Preciosas em novembro
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial