terça-feira, 26 de novembro de 2019

Dengue: a batalha contra o mosquito


Com o objetivo de mobilizar a população e garantir que não apareça novos focos do  Aedes aegypti, foi criado o Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado no último dia 23. 
Que estamos enfrentando uma das maiores epidemias de dengue dos últimos tempos, não é segredo para ninguém. Para se ter uma ideia, só em Uberlândia já foram registrados mais casos da doença do que em todo o ano de 2018.  A cidade tem a maior incidência da doença entre as cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.   
Uma das maneiras de impedir o surgimento de novos casos, é cuidar para que não haja a proliferação de novo criadouros do mosquito  Aedes Aegypti.   
Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o  Brasil teve só no ano de 2019 o maior número de casos de dengue da América Latina O estudo foi realizado entre os meses de janeiro e outubro. Segundo o levantamento, mais de 2,7 milhões de casos de dengue foram registrados no continente latino. Montante que está 13% acima do registrado em 2015. 
De acordo com o  Boletim Epidemiológico  de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado no dia 18 de novembro, até o momento, Minas Gerais registrou 484.779 casos prováveis de dengue, 153 óbitos em 47 municípios e 94 óbitos permanecem em investigação. 
2019 foi o ano em que várias cidades do país enfrentaram uma das piores epidemias de dengue nos últimos tempos. Mas engana-se quem pensa que não precisamos mais nos preocupar com ela.  O período chuvoso, acompanhado de temperaturas elevadas, é o clima ideal para o mosquito da dengue. 

Dicas de como combater o mosquito da dengue: 
1-  Tampe os tonéis e caixas d’água; 
2-  Mantenha as calhas sempre limpas; 
3-  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; 
4-  Mantenha lixeiras bem tampadas; 
5-  Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; 
6-  Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; 
7-  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; 
8-  Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dengue: a batalha contra o mosquito
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial