Uberlandenses desenvolvem aplicativo que incentiva a degustação em
novos restaurantes
Criado em 2017, o Rota Gourmet começou como um clube que
estimulava os usuários a conhecerem novos sabores e ambientes, variando entre
restaurantes da cidade e com o associado ganhando pratos de livre escolha em
todos os estabelecimentos parceiros que são reconhecidos como alguns dos
melhores de cada categoria culinária.
O projeto, que começou como uma brincadeira entre amigos, ganhou
adeptos e saiu da ideia para o papel. “Pensávamos no projeto como um
experimento. Definimos uma limitação de associação com um voucher físico e
fazíamos sozinhos a captação dos estabelecimentos”, conta Glauco Queiroz, um
dos idealizadores do Rota Gourmet.
A meta inicial do projeto era chegar a um número de 3 mil
associações, uma quantidade que parecia bem ousada para Lucas Bittencourt,
sócio do projeto. “Falamos em 3 mil como um desafio. Com 1 mês e meio os
vouchers já haviam esgotado e não tínhamos como fazer mais, pois tínhamos um
contrato com os restaurantes”, explica Bittencourt.
Com o sucesso da 1ª edição, os sócios projetaram uma nova
pré-venda com uma meta ainda mais ousada. “Percebemos que o nosso cliente
queria uma experiência gastronômica. Buscamos novos estabelecimentos e
começamos a receber proposta de outras cidades. Quando esgotamos a pré-venda,
percebemos que estávamos no caminho certo, que os usuários estavam gostando da
experiência”, reforça Glauco.
Do impresso para o virtual
Movidos pelo desafio, Glauco e Lucas perceberam que a 3ª edição
seria um divisor no projeto com a migração do clube da versão impressa para a
digital. “Tivemos alguns problemas com o aplicativo, mas não perdemos o foco.
Sabíamos que era uma mudança necessária e tínhamos a certeza de que traria
grandes conquistas”, esclarece Bittencourt.
O desenvolvimento do aplicativo Rota Gourmet transformou o projeto
em uma startup e levou a dupla de empreendedores a participar de uma rodada de
aceleração onde receberam um aporte. “Receber um investimento desse porte é uma
grande oportunidade de crescimento para o Rota. Estamos profissionalizando o
aplicativo, ampliando a divulgação e projetamos um crescimento de 500% no
faturamento e número de clientes, além de uma expansão de 200% em âmbito
territorial para o primeiro semestre de 2020”, completam os sócios.
Sobre o clube
O Rota Gourmet conta hoje com mais de 50 restaurantes em
Uberlândia, cerca de 35 em Uberaba e superou a marca de 10 mil clientes no
aplicativo. A experiência gastronômica dos usuários começa com a escolha do
estabelecimento, sendo que, ao acessar cada restaurante, é possível encontrar
os dias, períodos e prazos para utilização.
Os vouchers são ilimitados, seguindo apenas os prazos fixados
pelos estabelecimentos, e dão direito a um prato gratuito para um acompanhante.
Além da experiência gastronômica, o aplicativo mostra as vantagens financeiras
com um histórico em valores de quanto você economizou usando o Rota.
Compartilhar
Da brincadeira à criação de uma rota gourmet
4/
5
Oleh
Não Perde Não