quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Da brincadeira à criação de uma rota gourmet

Uberlandenses desenvolvem aplicativo que incentiva a degustação em novos restaurantes 

Criado em 2017, o Rota Gourmet começou como um clube que estimulava os usuários a conhecerem novos sabores e ambientes, variando entre restaurantes da cidade e com o associado ganhando pratos de livre escolha em todos os estabelecimentos parceiros que são reconhecidos como alguns dos melhores de cada categoria culinária. 
O projeto, que começou como uma brincadeira entre amigos, ganhou adeptos e saiu da ideia para o papel. “Pensávamos no projeto como um experimento. Definimos uma limitação de associação com um voucher físico e fazíamos sozinhos a captação dos estabelecimentos”, conta Glauco Queiroz, um dos idealizadores do Rota Gourmet.
A meta inicial do projeto era chegar a um número de 3 mil associações, uma quantidade que parecia bem ousada para Lucas Bittencourt, sócio do projeto. “Falamos em 3 mil como um desafio. Com 1 mês e meio os vouchers já haviam esgotado e não tínhamos como fazer mais, pois tínhamos um contrato com os restaurantes”, explica Bittencourt. 
Com o sucesso da 1ª edição, os sócios projetaram uma nova pré-venda com uma meta ainda mais ousada. “Percebemos que o nosso cliente queria uma experiência gastronômica. Buscamos novos estabelecimentos e começamos a receber proposta de outras cidades. Quando esgotamos a pré-venda, percebemos que estávamos no caminho certo, que os usuários estavam gostando da experiência”, reforça Glauco.


Do impresso para o virtual
Movidos pelo desafio, Glauco e Lucas perceberam que a 3ª edição seria um divisor no projeto com a migração do clube da versão impressa para a digital. “Tivemos alguns problemas com o aplicativo, mas não perdemos o foco. Sabíamos que era uma mudança necessária e tínhamos a certeza de que traria grandes conquistas”, esclarece Bittencourt.
O desenvolvimento do aplicativo Rota Gourmet transformou o projeto em uma startup e levou a dupla de empreendedores a participar de uma rodada de aceleração onde receberam um aporte. “Receber um investimento desse porte é uma grande oportunidade de crescimento para o Rota. Estamos profissionalizando o aplicativo, ampliando a divulgação e projetamos um crescimento de 500% no faturamento e número de clientes, além de uma expansão de 200% em âmbito territorial para o primeiro semestre de 2020”, completam os sócios. 


Sobre o clube
O Rota Gourmet conta hoje com mais de 50 restaurantes em Uberlândia, cerca de 35 em Uberaba e superou a marca de 10 mil clientes no aplicativo. A experiência gastronômica dos usuários começa com a escolha do estabelecimento, sendo que, ao acessar cada restaurante, é possível encontrar os dias, períodos e prazos para utilização.
Os vouchers são ilimitados, seguindo apenas os prazos fixados pelos estabelecimentos, e dão direito a um prato gratuito para um acompanhante. Além da experiência gastronômica, o aplicativo mostra as vantagens financeiras com um histórico em valores de quanto você economizou usando o Rota.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Da brincadeira à criação de uma rota gourmet
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial