domingo, 17 de novembro de 2019

Conheça nove ferramentas para combater o stress


* Bia Nóbrega

O stress é um grande inimigo no dia a dia de milhares de pessoas no mundo todo. Por conta de uma vida agitada e trabalhos que exigem muito, pode ser complicado manter a cabeça longe de preocupações e problemas. Mas é possível adquirir hábitos que permitem evitar reações intensas ao cotidiano e, conseqüentemente, de diminuir o impacto causado por essas frustrações. Conheça algumas atitudes e atividades que podem ajudar nesse processo.

Conecte-se com os outros
É importante fortalecer as conexões que você já tem e sempre estabelecer novas conexões. O objetivo é ter um círculo de pessoas com quem você realmente possa contar, abrir o seu coração e principalmente ter certeza de que quando você precisar, essa pessoa vai te ajudar também.

Mantenha a positividade
Ser otimista não significa ignorar as tristezas e as dificuldades da vida, mas sim focar no positivo. Com a prática é possível criar uma facilidade nesse hábito e também ajudar as pessoas em volta a ter um dia melhor. Enquanto a negatividade é algo contagiante, ser positivo permite manter as pessoas em volta motivadas.

Fique fisicamente ativo
A história não é nova: as atividades físicas ajudam a manter o nível de endorfina equilibrados e diminuem o stress no dia a dia. Não é preciso se prolongar muito no assunto, muitos médicos indicam atividades físicas para pessoas estressadas ou ansiosas e ajudam até mesmo pessoas em quadros de depressão.

Ajude outras pessoas
Pesquisas mostram que pessoas que consistentemente ajudam outras pessoas têm menos depressão, tem uma saúde melhor, menos dores, sentem-se mais felizes e até vivem mais. Não significa que é necessário dedicar muito tempo a isso: sorrir para um estranho na rua, ligar para aquele amigo, oferecer ajuda à alguém, são coisas tão fáceis e tão rápidas. Não há razões para não fazer.

Durma o suficiente
Caso você esteja se sentindo cansado, acordando no meio das noites ou tendo grande dificuldade para dormir, é essencial cuidar disso. Dormir o suficiente é muito importante para a qualidade de vida e também para a redução do stress.

Promova alegria em sua vida
As atividades de lazer oferecem não apenas distrações dos problemas, mas também senso de competência e outros benefícios.  Muitas pesquisas comprovam que de fato, rir é o melhor remédio. Além de reduzir ansiedade e dores, aumenta a saúde dos pulmões e também do coração.
O ideal é identificar quais são as atividades que fazem com que você perca noção do tempo, e se sinta num fluxo mais agradável. A partir disso, basta praticá-las.

Coma bem
Comer bem significa fazer refeições com uma boa quantidade de vitaminas e proteínas que trazem benefícios para o nosso organismo e, por consequência, nos ajudam a reduzir o nível de stress. Comida de verdade também pode ser comida gostosa. Alimentos processados, embalados e com muita química são prejudiciais para o corpo e para a mente também.

Cuide do seu espírito
Espiritualidade vai muito além de religião. Trata-se de se conectar com aquilo que é sagrado para si mesmo. Para alguns é Deus, para outros é a natureza, a arte, entre outras coisas. De forma geral, é preciso enxergar o que é importante e que tenha uma ligação profunda com o seu próprio ser.

Obtenha ajuda profissional se for necessário
Seres humanos não são super heróis e muitas vezes é necessário buscar ajuda profissional e existem diversos métodos que podem contribuir para a melhora.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Conheça nove ferramentas para combater o stress
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial