sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II realiza treinamento de evacuação de moradores às margens do Rio Araguari


Simulado faz parte da Política Nacional de Segurança de Barragens e acontece amanhã
 
 Os moradores das margens do Rio Araguari abaixo da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II, conhecida como Capim Branco II, devem participar amanhã, 26, do exercício de simulado de emergência previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE). O treinamento tem como objetivo testar o sistema de alerta (sirenes, placas) e treinar em caso de algum acionamento.
 A ação contará com a participação de representantes das Defesas Civis de Uberlândia e Araguari, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeituras Municipais, equipe do Consórcio e a população às margens do Rio Araguari. O objetivo principal é realizar testes no sistema de alerta que instalado na Zona de Autossalvamento (ZAS) e promover a capacitação das Defesas e das equipes de socorro. Os moradores serão orientados a respeito dos procedimentos de segurança a serem adotados em situações de emergência. Foram cadastrados cerca de 270 moradores que deverão se deslocar para 7 pontos de encontro.
O gerente geral do Consórcio, Mario Lúcio Ribeiro Mendes, explica que o exercício tem caráter preventivo, atendendo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) regulamentada pela resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 696/2015. O simulado é importante para levar informações protetivas à população local e implementar a cultura de segurança e prevenção na região”, avalia. 
A ANEEL classificou as barragens das Usinas do Complexo Energético Amador Aguiar na categoria de Risco B, possuindo condições totais de segurança para seu funcionamento. 
           
Na prática
Às 15 horas, sinais sonoros de emergência serão acionados simultaneamente e os moradores deverão seguir a sinalização das rotas de fuga (trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área) e ir para os pontos de encontro (local seguro para permanência de pessoas) já definidos previamente no PAE (Plano de Ação de Emergência). Em seguida, eles serão recepcionados nos pontos de encontro por equipes preparadas e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

Primeiro simulado na região
No dia 19 de outubro, cerca de 150 pessoas participaram do simulado da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar I, passando pelos sete pontos de encontro localizados ao longo de 15 quilômetros na Zona de Autossalvamento (ZAS) às margens do Rio Araguari. De acordo com a Defesa Civil de Uberlândia, 34% da população cadastrada participaram do exercício, caracterizando uma avaliação positiva da atividade na região. 

SERVIÇO
26/10 – 15h 
UHE Amador Aguiar II
Fazenda Cunhas s/n. Zona rural Araguari

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II realiza treinamento de evacuação de moradores às margens do Rio Araguari
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial