terça-feira, 15 de outubro de 2019

Sala Alternativa recebe a exposição “Tournant Dans la Danse” com fotografias de bailarinos e bailarinas capturadas pela fotógrafa Fernanda Torquato


De 23 de outubro a 17 de dezembro a Galeria Sala Alternativa da Oficina Cultural recebe a exposição “Tournant Dans la Danse”, título que pode ser traduzido como “Instante Decisivo na Dança”. A exposição é composta por fotografias que foram feitas pela fotógrafa, jornalista e professora universitária, Fernanda Torquato.
As imagens tentam capturar o chamado Instante ou Momento Decisivo - um conceito criado pelo célebre fotógrafo Henri Cartier Bresson - durante as coreografias de ballet, clássico, contemporâneo e estilo livre, realizadas em diversas apresentações no Teatro Municipal de Uberlândia, nas quais a fotógrafa esteve presente. 
O instante decisivo acontece “quando elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia e expressam a essência da situação presenciada pelo fotógrafo, define Lígia Torres.” Portanto, as fotos que compõem a exposição tentam retratar esse instante, seja por meio da captura de um movimento executado pelos bailarinos com perfeição ou ainda quando suas expressões demonstram toda a emoção envolvida na interpretação da coreografia. 
Fotos Fernanda Torquato
As fotografias foram produzidas entre os anos de 2015 e 2018 em diferentes  estivais e competições, como no Dia Internacional da Dança que reuniu bailarinos de Uberlândia e cidades da região, além de convidados de São Paulo, em 2017; em várias edições dos Espetáculos Anuais do Ballet Vórtice; nas cinco edições do Prêmio de Dança Uberlândia, que atraiu bailarinos de diversas partes do país e distribuiu prêmios e bolsas de estudo em companhias do exterior e também na seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP) de Nova York, que foi realizada pela primeira vez em Uberlândia, em 2018. 
A seleção das fotos foi feita pela própria fotógrafa em parceria com o publicitário Luciano Araújo, que também ficou responsável pelo tratamento das fotografias e as peças de divulgação.
De acordo com a fotógrafa, Fernanda Torquato o objetivo da exposição é mostrar o trabalho que realiza como fotógrafa de dança "e evidenciar que Uberlândia continua sendo um pólo de dança no nosso país, isso porque as fotos foram produzidas durante a realização de eventos de grande porte e de excelente nível técnico, como por exemplo o YAGP, no ano passado, que contou com a presença de mais de 500 bailarinos brasileiros que foram avaliados por um júri internacional”, disse ela.
Além disso, as fotos mostram a beleza, a sensibilidade, a força dos bailarinos e principalmente a possibilidade que a dança dá a alguns deles de mudar ou melhorar de vida, como no caso da bailarina de Uberlândia, Keitty Rodrigues Sampaio e de três bailarinos do Projeto Pé de Moleque, coordenado pela professora Guiomar Boaventura, em Uberlândia. Os quatro estão se destacando no cenário da dança brasileira e mundial. 
Keitty Rodrigues fazia aulas de ballet no Studio de Dança Passo de Art, em Uberlândia com o professor Jhonatan Rios e foi descoberta pela professora e coordenadora das instituições Itego Basileu França e Centro Cultural Gustav Ritter, de Goiânia, em uma das apresentações no Teatro Municipal de Uberlândia. Hoje a bailarina faz parte da companhia e atua como professora.
As fotografias que retratam bailarinos do Projeto Pé de Moleque mostram em cena Daniel Robert, contratado pelo Ballet Nacional da Holanda; Thiago Vinícius Souza, aluno da Academie Princess Grace Kelly de Mônaco e João Vitor Percilio, que iniciou neste semestre os estudos no San Francisco Ballet School, nos Estados Unidos. “Acredito que a exposição pode ajudar a evidenciar essa realidade e quem sabe incentivar mais crianças e jovens a entrar no mundo da dança”, espera a fotógrafa Fernanda Torquato. 

Serviço: 
Exposição “Tournant Dans la Danse”
Galeria Sala Alternativa da Oficina Cultural
De 23/10/2019 a 17/12/2019
Entrada gratuita

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Sala Alternativa recebe a exposição “Tournant Dans la Danse” com fotografias de bailarinos e bailarinas capturadas pela fotógrafa Fernanda Torquato
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial