quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Próximo espetáculo do CITU traz muito riso com texto cômico do premiado Luís Alberto de Abreu


“Masteclé ou Tratado Geral da Comédia” estará em cartaz nos dias 19 e 20 de outubro, no Circuito Independente de Teatro de Uberlândia.
     O espetáculo “Masteclé ou Tratado Geral da Comédia” estará em cartaz no Circuito Independente de Teatro de Uberlândia – CITU, nos dias 19 e 20 de outubro, na Escola Livre do Grupontapé, às 20 horas e 19 horas, respectivamente.
     A peça, classificada no gênero comédia, é a paródia de uma palestra que deveria ser séria, mas que se transforma em farra quando é invadida por personagens cômicos, que não têm medo de desafiar o sisudo palestrante para mostrar ao público, na prática, do que é feita uma boa comédia.
     O texto é do premiadíssimo dramaturgo brasileiro, Luís Alberto de Abreu, e a montagem é da Cia Rapa de Arroz, que reúne artistas pesquisadores, que desejam aproximar o teatro popular cada vez mais, do público de Uberlândia-MG e região.

A peça
     “Masteclé ou Tratado Geral da Comédia” é um espetáculo teatral que apresenta o universo da comédia a partir de uma encenação que leva o público a entender os conceitos teóricos por meio da prática da cena popular, em uma paródia de palestra acadêmica entremeada por cenas que demonstram os conceitos apresentados.
     Luís Alberto de Abreu escreveu a peça após anos de pesquisas sobre a comédia popular. A palestra ou “masterclass” é interrompida a todo momento por personagens cômicos que invadem a cena levando o carrancudo acadêmico e o impertinente zelador do teatro, à beira da loucura.
     A montagem surgiu em 2018 e é parte do processo de pesquisa do Grupo de Estudos do Teatro Popular, coordenado pela professora Dra. Daniele Pimenta da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, e conta com a participação de estudantes da pós-graduação em Artes Cênicas, estudante da graduação e técnicos do curso de Teatro da mesma instituição.  
     O espetáculo teve sua estreia no final de 2018 e, desde então, foram realizadas algumas apresentações na UFU, em seminários, no espaço da Escola Livre do Grupontapé de Teatro e uma temporada no Teatro de Bolso do Mercado Municipal na cidade de Uberlândia.  “Nós buscamos, agora, uma autonomia e manutenção do coletivo, pois desejamos ampliar o nosso trabalho, alcançando outros públicos da cidade e região”, comenta Daniele Pimenta.
                                                                                                                             
O Grupo
     A Cia Rapa de Arroz surgiu em 2018 do encontro de artistas pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da graduação e técnicos da Universidade Federal de Uberlândia, a partir de um desejo de montar um espetáculo que trabalhasse com questões referentes ao Teatro Popular. Foi quando surgiu o “Masteclé ou Tratado Geral da Comédia”.

Ficha Técnica
Texto: Luís Alberto de Abreu Direção: Daniele Pimenta Elenco: Edu Silva, Rafael Michalichem, Rose Martins, Tamara dos Anjos, Wesley Nunes Cenário: Edu Silva Iluminação: Tamara dos Anjos Figurinos: Letícia Pinheiro, Mao Minilo e Cia Rapa de Arroz Adereços: Mao Minilo e Edu Silva Sonoplastia: Edu Silva Operação de som: Luciano Pachioni Assistente de Produção: Eric Silva Produção: Cia Rapa de Arroz, PPGAC/UFU, Curso de Teatro – UFU, IARTE – UFU.          

SERVIÇO
O QUÊ: CITU - Espetáculo: Masteclé ou Tratado Geral da Comédia
QUEM: Grupo ou Artista: Cia Rapa de Arroz
QUANDO: 19 e 20 de outubro de 2019
Horário: sábado às 20h e domingo às 19h
ONDE: Teatro da Escola Livre do Grupontapé | Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG
Gênero: Comédia
Classificação etária: 14 anos
Contato: Rose Martins | 34 99917-9533 | rosemartins.teatro@gmail.com

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Próximo espetáculo do CITU traz muito riso com texto cômico do premiado Luís Alberto de Abreu
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial