sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Outubro Rosa: o que fazer para evitar o câncer?


O mês de outubro é marcado pela campanha de orientação sobre a saúde da mulher, focando na prevenção ao câncer de mama e, por isso, recebe o nome de Outubro Rosa. Quanto mais precoce a doença for diagnosticada, melhores as chances de cura. Por isso, é fundamental manter os exames em dia para que a doença possa ser diagnosticada ainda no início. Sobre esse assunto, falamos com o ginecologista, Dr. Túlio Marcolini.

Doutor Túlio, quais os exames de rotina as mulheres devem fazer num checkup ginecológico?
Os exames de rotina são:
 - citologia/colpocopia anual a partir dos 23 anos se atividade sexual
- mamografia anual a partir dos 40 anos até 70 anos
- densitometria óssea por volta dos 50-60 anos
- colonoscopia após 50 anos
- ultrassonografia abdominal a cada 2-3 anos
- avaliação metabólica a cada 2-3 anos

E quais os fatores de risco para o câncer de mama?
Os principais fatores de risco são obesidade, história família de câncer de mama / ovário / colon-retal, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e história familiar de presença das mutações genéticas.
É importante ressaltar que, mesmo tendo os fatores de risco, é possível prevenir mantendo uma alimentação saudável, fazendo atividade física regularmente, evitando o consumo de álcool e cigarro e fazendo os exames preventivos anualmente.

Existe cura para o câncer de mama?
Túlio: Sim, as chances de cura são elevadas se a doença for diagnosticada precocemente (antes de se espalhar para axila/corpo). Por isso, a importância de realizar os exames preventivos e qualquer alteração deve ser avaliada pelo médico especialista.

Após os tratamentos de radioterapia e quimioterapia a mulher volta a ter uma vida normal? Ela consegue engravidar?
A quimioterapia / radioterapia pode afetar a qualidade do sistema reprodutor da mulher, portanto, assim que diagnosticada a doença ela pode recorrer à criopreservação de óvulos. Esse recurso permite o congelamento dos óvulos saudáveis e, ao terminar o tratamento, poderá tentar a concepção com esses óvulos.

Como prevenir o câncer?
O câncer, da mesma maneira que a maioria das doenças, pode ser prevenido mantendo um estilo de vida o mais saudável possível e tornar isso um hábito. Atividade física e alimentação são os parceiros que precisam estar presentes na vida de todas as pessoas, independente da idade e sexo.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Outubro Rosa: o que fazer para evitar o câncer?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial