sábado, 26 de outubro de 2019

Especialistas dão dicas de tratamentos para cuidar dos fios no verão

Opções de corte prometem tirar pontas duplas de cabelos danificados, melhorando a textura e mantendo o comprimento.

Sol, vento, água salgada e cloro. Durante o verão, os cabelos estão expostos a diversos fatores que podem prejudicar a beleza e a saúde dos fios. Para diminuir os danos e aproveitar a praia ou a piscina com tranquilidade, especialistas recomendam redobrar os cuidados com o uso de produtos e tratamentos específicos.
Para prevenir as agressões ao cabelo, algumas medidas são de praxe, como proteger os fios com chapéus e bonés e manter o corpo hidratado. “A exposição excessiva ao sol dilata as cutículas do cabelo e aumenta a desidratação. No verão, as pessoas acabam esquecendo de beber água, mas essa é uma atitude simples que faz bem tanto para os cabelos quanto para a pele”, explica a cabeleireira e maquiadora, Bruna Guimarães. “Esse é, de fato, um cuidado importante para evitar a oxidação dos fios e o consequente ressecamento”, reitera a colorista especialista em mechas, Bárbara Santana.
Além dos cuidados básicos, outras medidas podem ser tomadas, como o investimento em produtos e tratamentos específicos para cada tipo de cabelo. “É interessante investir em produtos que contenham lipídios, proteína, óleos essenciais e vitaminas. Nessa época, as mulheres loiras devem ter ainda mais atenção”, alerta Bruna. “A dica é levar sempre na bolsa um bom protetor térmico, um leave-in e uma máscara”, complementa Bárbara. “Reparadores de pontas também podem ajudar bastante”.
O principal conselho de ambas as especialistas é unânime: prevenção. “Para quem deseja fazer químicas de coloração, por exemplo, é importante manter o cabelo o mais tratado possível antes do procedimento e redobrar os cuidados para proteger as fibras”, adianta a colorista. “Já as químicas alisadoras devem ser evitadas, já que agridem violentamente as fibras dos fios”.
Os cuidados prévios, no entanto, não dispensam os tratamentos posteriores. “Depois da temporada de férias de verão, o ideal é selar e reconstruir as cutículas para recuperar os danos causados nos fios”. Nesse momento, tratamentos alternativos também podem auxiliar na recuperação. Técnicas como a velaterapia e o corte bordado, são alguns dos procedimentos recomendados. “Essas são opções que trabalham com a torção dos fios para a abertura das cutículas e que auxiliam no cuidado de pontas duplas e na nutrição do cabelo”, explica Bruna.
Tanto na velaterapia quanto no corte bordado, o cabelo é aparado sem perda do comprimento. Em geral, os métodos demoram cerca de uma hora e devem ser evitados apenas por quem tem cabelos extremamente sensibilizados ou se submeteu a químicas no mesmo dia. A manutenção dos fios deve ser feita a cada três meses. “Esses são procedimentos que podem contribuir efetivamente para a melhoria da textura dos fios”, garante Bruna.



Compartilhar

Postagens Relacionadas

Especialistas dão dicas de tratamentos para cuidar dos fios no verão
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial