terça-feira, 15 de outubro de 2019

Crianças do Projeto Artes Cênicas apresentam-se no Alvorada Cultural em Uberlândia


Evento gratuito será dia 26/10 no Parque do Sabiá. Programação traz show do grande ilusionista, Caio Ferreira, Os Saltimbancos com Grupo EMCANTAR, orquestra UdiCello, entre outros.

A expectativa é enorme, afinal foram muitos meses de criação e ensaios para que a apresentação do espetáculo “O Viajante Sonhador” seja encantadora e enriqueça ainda mais a 12ª edição do Alvorada Cultural.
O espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido semanalmente ao longo do ano com 120 crianças e adolescentes no Projeto Transforma – Oficinas de Artes Cênicas, no bairro Alvorada.
Segundo a arte-educadora, Luciene Andrade, durante as oficinas do projeto os alunos trabalharam com jogos teatrais, tradicionais e improvisações.
“Essas atividades foram trabalhadas como estímulos para a criação. E outras inspirações foram surgindo também a partir de trechos dos filmes “Cartas para Julieta” e "Central do Brasil", do álbum ESCUTATÓRIA do Grupo EMCANTAR, do espetáculo "Ser Minas tão Gerais" do Grupo Ponto de Partida, além de cartas escritas pelos alunos durante o processo de montagem”, conta com detalhes Andrade.
O resultado é um espetáculo em quadros que se alternam entre músicas e cenas. “Optamos por uma dramaturgia que conta a história de um personagem e sua cidade, mas alguns quadros são fragmentados por remeter a lugares da memória, fugindo assim da estética de uma dramaturgia linear”, explica a arte-educadora.
As músicas do espetáculo serão executadas ao vivo pela banda formada por: André Salomão (violão); Carlim Ribeiro (violão, baixo e teclado); Ivan Ribeiro (bateria); Jhon Jhon (percussão); Gustavo Azevedo (percussão); Jeferson Emanuel (percussão); e Luciene Andrade (percussão).
Ao todo, serão 42 crianças no palco apresentando a história de um viajante sonhador que decide partir de sua cidade natal em busca de seus sonhos. Tal partida é um episódio atípico na vida pacata do POVO DA CIDADE DO FIM DE MUNDO. Especulações surgem no decorrer da história sobre os motivos dessa partida, e no desenrolar dos fatos, momentos nostálgicos da convivência com esse aventureiro são relembrados e o lugar da saudade faz-se presente. Nasce uma longa espera, expectativas de notícias, frustrações e finalmente a grande questão... Ele vai voltar?
Além desta apresentação no Alvorada Cultural, o espetáculo será apresentado também em outros espaços públicos e de instituições parceiras em Uberlândia.

Outras atrações do Alvorada Cultural
O espetáculo do Projeto Artes Cênicas é apenas uma das atrações do Alvorada Cultural que está completando 12 edições de valorização da cultura e cidadania. Outros projetos apresentarão suas criações, como o Projeto CineOLHAR com a Mostra de Audiovisual; EMCANTAR Social em Uberlândia e o projeto Ideias Incontidas, de criação literária que está prestes a lançar um livro.
Além disso, o evento traz em sua programação espetáculos profissionais e aclamados com: a orquestra de violoncelos UdiCello; o Grupo EMCANTAR em Os Saltimbancos; e ainda a grande atração desta edição: o show de ilusionismo One Man Show, com Caio Ferreira, Bicampeão Latino Americano, premiado e reconhecido internacionalmente.
O Alvorada Cultural é uma realização da Roda Cultura Produções, que tem sede em Uberlândia e desde 2013 atua no empreendimento de projetos e ações de cunho cultural. Com prestação de serviços em Elaboração e Captação de Projetos Culturais, Produção Executiva de Eventos, Direção Artística, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Comunicação e Gestão Financeira, a Roda Cultura também agencia a venda de oficinas, cursos e palestras sobre arte, cultura, educação e empreendedorismo. Dentre os principais eventos produzidos estão projetos de circulação de espetáculos do Grupo EMCANTAR, captação de recursos, gestão e controladoria de projeto da Orquestra Jovem de Uberlândia, além de sonorização do evento Balaio de Arte e Cultura em Patos de Minas e Fundinho Festival da Moinho Cultural em Uberlândia.
Já o Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas Ano V - é realizado pela Associação EMCANTAR em parceria com o Programa Transforma e Comunidade Casa, patrocínio do Instituto Algar e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Serviço:
O quê: 12º Alvorada Cultural
Quando: 26 de outubro a partir das 16h
Onde: Parque do Sabiá - Uberlândia (MG)
Evento gratuito!

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Crianças do Projeto Artes Cênicas apresentam-se no Alvorada Cultural em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial