sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Cláudia Raia faz estreia nacional em Uberlândia


A comédia musical ‘Conserto para Dois’ mostra em superprodução a versatilidade da atriz e do marido Jarbas Homem de Mello, nela ambos vivem múltiplos personagens.

Se interpretar um personagem em um musical é um desafio, imagine viver quatro ou cinco ao mesmo tempo?!? É justamente isso que Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello vão fazer em “Conserto para Dois”. Na comédia musical, que estreia dia 26, em Uberlândia, cada um dos atores interpretará mais de um personagem. Ao todo, os dois se dividirão entre 11 personas para contar a história de amor e obsessão do famoso escritor de best-seller Angelo Rinaldi (Jarbas) com a diva de cinema e celebridade internacional Luna de Palma (Claudia).
“Esse é um espetáculo muito difícil porque cada personagem tem uma partitura corporal e vocal. Eles são muito diferentes entre si. Claudia e Jarbas fazem a transição entre as personagens em questão de segundos. Como acontece em outras produções, eles também precisam aprender tudo ao mesmo tempo: o texto, a música, a coreografia, o tom de cada personagem. É um trabalho impressionante. Claudia e Jarbas conseguem fazer algo assim porque têm uma consciência corporal muito grande”, explica a coreógrafa Kátia Barros.
Além de coreógrafa, Kátia é a codiretora do espetáculo. A direção fica por conta de Jarbas. “O papel da Kátia é muito importante. Ela acaba sendo meus olhos quando estamos nos ensaios (risos). É até engraçado porque às vezes estamos ensaiando e me chama: ‘Jarbas, preciso que você olhe daqui’. Isso faz muita diferença porque ela me chama para eu ver a cena de um outro ângulo. Isso me dá uma outra perspectiva sobre como estamos fazendo e o que poderia ser diferente”, conta Jarbas.
Claudia também assume um papel nos bastidores. É ela a produtora do espetáculo, que visitará oito cidades brasileiras até dezembro. “Nossa ideia, desde o início, era fazer uma produção que pudéssemos levar em turnê. Muitos dos nossos espetáculos não conseguem viajar por causa da estrutura e do número de profissionais envolvidos nas produções. Apesar do número reduzido de pessoas trabalhando diretamente no espetáculo (13) trata-se de uma grande produção. Dessa vez, tudo foi pensado desde o início para ser adaptado para os palcos das cidades em que nos apresentaremos. O público de Uberlândia verá o mesmo ‘Conserto para Dois’ que o público das outras cidades que visitaremos. É a realização de um sonho fazer algo assim”.

Bem-vindo ao Sinfonia dos Mares
A ação acontece no cruzeiro de luxo Sinfonia dos Mares, onde Rinaldi embarca rumo à Antártida para uma viagem de 30 dias. Com um bloqueio criativo, ele quer esquecer o conturbado fim de seu casamento com sua musa inspiradora. Ele só não podia imaginar que daria de cara justamente com a ex. Luna embarca no mesmo navio seguindo o conselho de sua mãe, Dona Socorro (Jarbas), para fugir do marido. Nestor (Claudia), seu secretário particular, embarca junto nesta aventura.
“Eu cresci assistindo à Claudia Raia fazendo ‘TV Pirata’. Eu queria explorar aquele humor absurdo. Claudia e Jarbas são minhas grandes referências no teatro musical. Acho que assisti a tudo que eles fizeram no teatro nos últimos 20 anos. Os dois têm um sólido arcabouço de recursos cênicos, corporais, vocais. Sabendo para quem eu escreveria, muito dos personagens e situações já se desenharam”, conta Anna Toledo, autora do texto do espetáculo.
Anna assina o texto e as músicas que compõem o espetáculo. Neste quesito, foram muitas mensagens de áudio com melodia trocadas entre Anna, o diretor musical, Tony Lucchesi e Thiago Gimenes, responsáveis pelas canções de “Conserto para Dois”. O trabalho incansável do trio foi necessário para fazer com que as músicas estivessem dentro da narrativa. Afinal, em um musical, a canção também conta a história, leva a trama a novos lugares.
“Os temas foram pensados para dar todo esse clima de comédia. Como são muitos personagens, cada um tem uma característica musical bem marcante, que pretende dialogar muito com o público. Experimentamos muitas coisas nos ensaios. E ainda temos o luxo de ter Kátia Barros coreografando. É muito legal ver a conversa entre música e movimento que estamos desenvolvendo. Além disso, Claudia e Jarbas são muito criativos e trazem muito humor para as canções”, derrete-se Tony.

Dois atores, 11 personagens
O desenrolar de “Conserto para Dois” e suas mirabolantes reviravoltas são contadas no palco por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. Além de Luna de Palma e Nestor, Claudia interpreta:
- Lena de Paula, uma Drag Queen que se apresenta no Sinfonia dos Mares homenageando sua diva Luna de Palma.
- a terapeuta de Rinaldi, que atende por Skype e está tentando ajudá-lo neste momento difícil com suas consultas e alguns remedinhos;
- Jussara, a camareira de Lena e única pessoa que pode se aproximar dela;
- a sereia (um devaneio de Ângelo Rinaldi);
- e um dos marinheiros do navio, que tem sempre uma dica certeira para dar.
Jarbas, além de dar vida ao famoso escritor Ângelo Rinaldi, personifica:
- Dona Socorro, a mãe de Luna, que vive dando suas opiniões (bem bombásticas) mesmo sem ser solicitada;
- Stenio Estebán, um produtor de cinema argentino;
- Pompeu, um velho milionário que guarda um grande segredo;
- e um dos marinheiros do navio.
E para ajudar a contar a história de “Conserto para Dois”, cenário, figurino, músicas e texto precisam estar em perfeita harmonia. Com uma estrutura narrativa ágil, o espetáculo conta com dois maquinistas, um contrarregra, um peruqueiro e duas camareiras que ajudam a fazer a troca rápida de figurinos e cenários.
“Eles ficam dentro do navio, que é a base do cenário. E são peças fundamentais pra a narrativa do espetáculo”, explica a cenógrafa, Natália Lana, que trabalha desde junho na construção da caixinha de surpresas que é o cenário; afinal, a base do navio vai de desdobrando, se abrindo e se transformando nos outros ambientes da história: “Estamos ensaiando já com a estrutura pronta. Isso para mim é muito especial porque não é comum. Ensaiar com o cenário desde o começo do processo faz com que ele seja mais bem explorado, com que os atores tenham intimidade com cada elemento cênico, o que é muito importante. Especialmente, porque o cenário funciona como um personagem”.
O mesmo pode ser dito do figurino. O figurinista Bruno Oliveira trabalhou para criar roupas que traduzissem a essência de cada personagem. E ainda criou vestimentas que ajudassem na transformação dos atores em cena.
“Dona Socorro, por exemplo, é uma mulher com curvas acentuadas e roupas extravagantes. Foi preciso um estudo para chegarmos nessa transformação do corpo de Jarbas para dona Socorro. A solução que encontramos foi um vestido com enchimentos. Assim, garantimos uma troca rápida quando ele sai de um personagem para outro e conseguimos mudar totalmente a estrutura do corpo masculino para uma bela senhora ousada, cheia de curvas e nada discreta (risos)”, diverte-se Bruno.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, “Conserto para Dois” passará por oito cidades entre outubro e dezembro, em sua turnê nacional.

FICHA TÉCNICA
Texto: Anna Toledo
Músicas: Thiago Gimenes, Tony Lucchesi e Anna Toledo
Direção: Jarbas Homem de Mello
Codireção e Coreografias: Kátia Barros
Diretor Musical: Tony Lucchesi
Design de Som: Tocko Michelazzo
Design de Luz: Marina Stoll
Cenário: Natália Lana
Figurinos: Bruno Oliveira
Visagismo: Dicko Lorenzo
Elenco: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello
Diretor Musical Assistente, Arranjos e Piano: Guilherme Terra
Diretor Residente: Mariana Nogueira
Fotos de estúdio: Gabriela Schmidt
Apresentado por: Ministério da Cidadania e Bradesco Seguros
Transportadora Oficial: Azul Linhas Aéreas
Realização: Raia Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal do Brasil
Assessoria de imprensa: Mattoni Comunicação
Produção local: Uberlândia na Rota do Teatro
  
Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Estreia nacional em  Uberlândia, MG
Datas: 26 e 27 de outubro de 2019
Local: Teatro Municipal (03 sessões);
Horários: sábado, às 17h e às 21h; domingo, às 19h
Valores: de R$37,50 a R$200,00
Vendas: Sympla.com.br,  Lynx Optica (av. Getúlio Vargas, 1655), Provanza  Pátio Vinhedos, Start Shop (av. Rondon Pacheco)  e na bilheteria do Teatro Municipal a partir de segunda, 21.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cláudia Raia faz estreia nacional em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial