sábado, 5 de outubro de 2019

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda (7)


Iniciativa segue até o dia 25 de outubro com foco na imunização de crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos.

A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão. Para que todas as pessoas que devem receber a dose da vacina fiquem protegidas, começa na próxima segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Até o dia 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde pretende reforçar a imunização em crianças de seis meses a menores de cinco anos.
          A rede municipal de saúde oferece 74 salas de imunização, abertas de segunda a sexta-feira. Em oito delas a vacinação é feita até as 20h. Além disso, todas as unidades estarão abertas no sábado, 19 de outubro, das 8h às 17h, para o Dia DA estratégia atende principalmente aquelas pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana.
 “Nos últimos dias, o município adotou várias estratégias para ampliar o público vacinado, como, por exemplo, a busca ativa e vacinação em escolas. O foco no público infantil visa prevenir internações e óbitos porque o risco deles desenvolverem complicações é maior. Precisamos quebrar a cadeia de transmissão”, explicou Cláubia Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
             É importante ressaltar que esta campanha de vacinação é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com a vacina tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) atrasada. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização a campanha vem para rastrear o cartão de vacina do público-alvo que deve vacinar contra o sarampo.
             “As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. Por esse motivo, a campanha é para verificarmos todos os cartões de vacinas e garantir que estejam protegidos”, comentou Claubia.

            Vacinação antes dos 12 meses
             Em agosto, o Ministério da Saúde determinou que crianças de 6 a 11 meses deveriam tomar um dose extra, a chamada “dose zero”. Essa estratégia serve de imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. Por isso, os pais das crianças que estão na faixa da dose zero e que ainda não tomaram a vacina,  também devem procurar as unidades de saúde.
            “Essa vacinação (dose zero) antes de um ano de idade, que é data do início do calendário vacinal para o sarampo, é estratégica. Por ser uma dose que não é duradoura, quando a criança completar um ano, precisa iniciar o esquema de vacinação para o sarampo com as duas doses, ao completar 1 ano e aos 15 meses”, explicou Claubia.   

Calendário de Vacinação para o Sarampo 
- Dose zero: 6 meses a 11 meses (dose extra).
- 1ª dose: aos 12 meses
- 2ª dose: aos 15 meses (última dose por toda a vida).

Confira os horários de funcionamento das salas de vacinação:  
Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF)
Segunda a sexta-feira
7h30 às 16h30
 Unidades Básicas de Saúde (UBS) -
bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N.S das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa.
Segunda a sexta-feira
7h30 às 18h30

* UBS do Tocantins e Brasil
– 7h30 às 20h
Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Pampulha, Tibery, Planalto, Luizote, Roosevelt e Martins
Segunda a sexta-feira
7h30 às 20h

A lista com todas as unidades de saúde está disponível aqui.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda (7)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial