sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Virada Cultural recebeu 10 mil pessoas nos dois dias de evento dedicados à arte


Mais de 400 artistas participaram das apresentações culturais
A Virada Cultural desse ano contou com  muita música boa, artesanato, teatro, literatura, dança, artes visuais e tudo com os melhores artistas locais.  O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de setembro, e segundo os organizadores, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias e mais de 400 artistas participaram das apresentações culturais oferecidas ao público.
O setor da economia criativa foi amplamente alavancado. Isso porque o evento abriu espaço para cerca de 60 artesãos, que puderam comercializar seus produtos e divulgar seus trabalhos. “A Virada Cultural é sempre excelente em todos os aspectos, tanto para venda quanto para exposições. A quantidade de gente que conseguimos alcançar é algo bem significante. Por isso, esse movimento é muito importante para proporcionar o contato com as pessoas e com quem trabalha com economia colaborativa. O apoio que a Virada dá para a cultura local é algo que precisa ser fomentado, uma vez que é algo que valoriza as culturas e todos seus aspectos de forma efetiva”, destaca Luciana Silva Florindo, artesã e organizadora da feira de artesanato.
Mariana Torres, estudante, 20 anos, participou da Virada e contou que achou o evento fundamental para a cidade. “É um evento bem diferente, gostei muito dos shows e das apresentações de dança. Achei muito bom o espaço da feira de artesanato porque, geralmente, não vemos muito um espaço dedicado para essas pessoas exporem seus trabalhos. Foi um dia bem bacana, sobretudo, por ser gratuito, e por podermos usufruir toda arte que estava disposta pra nós”, ressalta a estudante.
A Orquestra Alexa, projeto que atua nas áreas de educação, cultura e meio ambiente marcou presença nos dois dias e contou que a Virada é uma experiência individual que transforma coletivamente. A equipe também ressalta que é mais que um evento, e sim um encontro de artistas e admiradores da cultura e da arte.
A jornalista Mônica Cunha participou nos dois dias com as Crônicas com Mônica. “Ter participado foi uma alegria imensa. Estar ali, naquele cantinho reservado aos escritores, em um canto de ideias faladas, de emoções compartilhadas, do despertar pelo prazer da escuta e da leitura. Foi, pra mim, um momento muito importante, porque foi possível semear o bom da literatura”, afirma. Mônica ainda acredita que a sua proposta de despertar nas pessoas a observação e a contemplação pela literatura foi cumprida durante o evento.
Durante o evento, foi possível aproveitar diversas modalidade e imergir na cultura e gastronomia. Carolina Miranda, produtora executiva da Viva Marketing, contou que o evento foi dedicado para o público de todas as idades. “Foi um evento muito rico de atrações culturais. Quem esteve presente pode aproveitar um pouco de cada artista, conhecendo seu talento e contribuindo para a economia local”, finaliza.
E o projeto continua... A Virada Cultural é um projeto que para ser viabilizado precisa contar com as leis de incentivo a cultura e, para isso, a organização já começa os preparativos para  a edição do ano que vem. “A Virada é um evento que tem a duração de cerca de um ano, pois agora temos que  inscrever novamente o projeto nos editais de incentivo e depois iniciar a busca pelos parceiros. É um trabalho árduo manter um evento deste porte no calendário da cidade, os desafios são muitos. Mas, temos conseguido parcerias sustentáveis e queremos que as próximas edições sejam ainda melhores, pois temos muito potencial artístico  na cidade”, ressalta Antônia Nunnes, diretora da Viva Marketing e responsável pelas captações de recursos.

Virada Cultural
O evento é uma realização da Viva Marketing Eventos e ABRASEL e  conta com o patrocínio do Instituto Alexa e Uberlândia Refrescos, por meio do  incentivo fiscal da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto também conta com o apoio do Sebrae. Outras informações na página:  www.facebook.com/viradaculturaluberlandiahttps://www.instagram.com/viradaculturaludi/ e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Virada Cultural recebeu 10 mil pessoas nos dois dias de evento dedicados à arte
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial