sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Uberlândia Refrescos recebe prêmio Conecta de Sustentabilidade 2019

A empresa ficou em primeiro lugar na categoria ‘Grandes empresas’ 
Foi realizada, na última quarta-feira (19 de setembro), a 2ª Edição do Conecta Vale do Aço. Cerca de 500 pessoas participaram da ocasião, que contou com palestras, painéis simultâneos, estandes de empresas expositoras e mesa-redonda. O evento foi encerrado com a premiação dos vencedores do Prêmio Conecta de Sustentabilidade 2019 e a Uberlândia Refrescos foi a vencedora na categoria ‘Grandes empresas’.
O prêmio identifica e reconhece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e impactam no aumento da competitividade das indústrias. Para concorrerem ao prêmio as empresas inscreveram seus projetos, de acordo com as regras do edital. As organizações foram premiadas nas categorias: micro e pequenas empresas, média empresa e grande empresa.
A Uberlândia Refrescos concorreu ao prêmio com o projeto: “Uberlândia Refrescos + Sustentabilidade Certificação Leed Platinum”, que objetiva o consumo inteligente de recursos hídricos e solar.  A empresa recebeu essa certificação pela construção da Unidade Alexandre Biagi. Atualmente a unidade é composta por um armazém de movimentação e armazenagem e um prédio social. Em novembro de 2018, a Unidade foi reconhecida pela United States Green Building Council (USGBC) com a maior classificação alcançada por construções sustentáveis. Isso significa que toda a obra foi feita com planejamento e tecnologia que visam o bem-estar dos colaboradores e a autossuficiência do uso dos recursos naturais.
De acordo com Adão Filho, gerente de Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente da Uberlândia Refrescos, receber o prêmio é mais um reconhecimento de que a empresa tem caminhado na trilha da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. “Toda equipe está muito feliz com a vitória, ela certifica o esforço, a dedicação e a preocupação coletiva com o planeta”, diz o gerente. Ainda segundo Adão, o prêmio não demarca o fim ou o limite do potencial sustentável da empresa. “Ele representa um incentivo para darmos seguimento aos inúmeros projetos ambientais que temos em andamento e desenvolvermos outros”, conclui.
A Uberlândia Refrescos tem uma cultura de melhoria constante em seus processos, tendo como um dos focos a sustentabilidade. No tocante a água, por exemplo, a empresa tem como prioridade o uso eficiente desse recurso. Nesse contexto, a principal medida para se chegar à autossuficiência hídrica é a captação, tratamento dos efluentes seguido de tratamento terciário com a aplicação do reuso in loco. Para isso, a Uberlândia Refrescos conta com uma moderna estação de tratamento de efluente própria, onde o tratamento é feito através de reator aeróbio seguido de reuso com sistema de ultrafiltração. Essa água tratada é reutilizada na irrigação e descargas de vasos. A empresa conta ainda com um sistema de captação e armazenagem (no telhado da edificação) da água da chuva. Esta é reutilizada também nos processos de irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.
Ainda por meio de investimentos em tecnologias hídricas foram instalados, nos sanitários, metais e louças, mecanismos de baixa vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes que contribuem para essa racionalização. Os mictórios existentes não utilizam água para operação, que contribui para a redução de consumo em todo o empreendimento. Para isso, tem instalada uma Estação de Tratamento de Águas Cinzas com a função de captar efluentes provenientes de chuveiros e lavatórios, sendo utilizada para fins não potáveis como a irrigação e descarga de vasos. Toda essa tecnologia garante o título “Zero Água”, ou seja, autossuficiência deste recurso na Unidade Alexandre Biagi.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberlândia Refrescos recebe prêmio Conecta de Sustentabilidade 2019
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial