quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Projeto social inspira jovens na escolha de profissões

“Vou ficar quietinha, só no meu canto”, pensou Mikaelly Cristiny, de 11 anos, quando foi convidada por sua professora para ocupar uma vaga no projeto CineOLHAR. 
Para quem ainda não conhece, o CineOLHAR é um projeto social que está completando três anos de oficinas de audiovisual gratuitas oferecidas para crianças e jovens de Uberlândia.
Até agora, o projeto, que é coordenado pela cineasta, Aline Miguel, já beneficiou mais de 480 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, realizou 356 oficinas, totalizando mais de 700 horas de formação, produziu 15 curtas-metragens e 12 mostras de audiovisual abertas à comunidade.
Mikaelly Cristiny chegou ao projeto esse ano, com aquele pensamento de que ia ficar quietinha no seu canto, mas não foi isso que aconteceu… Timidez à parte, atenção e concentração foram os pontos fortes da menina que, logo, tornou-se, sem esforço, referência para os colegas. 
"Quando precisávamos relembrar algum detalhe do roteiro, figurino ou cenário, ela tinha tudo anotado. É muito organizada, o perfil adequado para quem ocupa a função de direção”, descreve Aline Miguel.
Incentivada pela coordenadora e colegas, Mikaelly descobriu um talento natural que agora está sendo aperfeiçoado no trabalho coletivo. “Nunca imaginei que eu seria a diretora dos filmes”, disse a menina orgulhosa ao mostrar sua pasta onde guarda todas as anotações impressas do projeto, uma iniciativa sua.
Outra menina que se sente transformada pelo CineOLHAR é Evellyn Araújo Garcia, de 10 anos. Ela participa das oficinas há dois anos e descobriu nessa oportunidade um bom caminho a seguir: quer ser editora de vídeos! “O audiovisual mudou minha maneira de me expressar. Antes eu era bastante envergonhada. Hoje tenho muitos amigos, melhorei na escola. Quando vou apresentar algum trabalho não fico mais tímida. O audiovisual mudou a forma de eu perceber ao meu redor e me deu a possibilidade de desconstruir e reconstruir o mundo que reside em mim e à minha volta”, disse.

Como participar?
O público alvo do projeto CineOLHAR Ano III são 180 crianças e adolescentes de 08 a 16 anos, da periferia de Uberlândia. As oficinas incluem conteúdos de audiovisual, cinema, vídeo e novas mídias, num processo de formação anual que resultará em produções que serão apresentadas em mostras de vídeos abertas à comunidade e estarão disponíveis no canal CineOLHAR no Youtube. O projeto tem patrocínio do Instituto Algar, parceria com Programa Transforma, Comunidade Casa e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As oficinas acontecem às terças, quartas e quintas de 8h30 às 10h30 e de 14h às 16h no Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Morais, nº 04 - bairro Alvorada). Interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3216-6146.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Projeto social inspira jovens na escolha de profissões
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial