segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Primeiras cirurgias robóticas do interior de Minas Gerais são realizadas pelo UMC - Uberlândia Medical Center


Com três cirurgias robóticas realizadas neste sábado (31/08), o UMC – Uberlândia Medical Center anunciou a chegada do robô Da Vinci® em sua Unidade Hospitalar, em uma parceria com o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA). A partir de agora o UMC passa a oferecer este serviço, inédito no interior de Minas Gerais, com possibilidade de realizar diversas cirurgias urológicas, como tratamento de cálculos renais, próstata e câncer de rim e bexiga. Outras especialidades também serão atendidas em breve.
Equipe de cirurgia robótica do UMC
Para este início dos procedimentos cirúrgicos com robô, a Unidade Hospitalar do UMC conta com dois cirurgiões já certificados e a equipe será ampliada, como anunciado pelo coordenador deste núcleo, o cirurgião urologista Dr. Marcelo Takeo Rufato Okano. “Estou certificado há 10 anos para este tipo de cirurgia e temos também o Dr. Michel Jamil Chebel, que é cirurgião oncológico e coordenador do departamento de cirurgia geral e cirurgia oncológica do UMC. Assim já podemos realizar todos os tipos de cirurgias para tratamento de câncer com uso do robô. Além disso, já iniciamos o treinamento de outros cirurgiões cardíacos, do aparelho digestivo, de tórax e ginecologistas, que em breve também estarão realizando cirurgias robóticas”, afirmou.
O diretor administrativo do UMC, Dr. Alexandre de Menezes Rodrigues, destacou que esta novidade vem de encontro ao objetivo do Complexo do UMC, que é oferecer o que há de mais moderno e atual em saúde. “O UMC é o primeiro centro de saúde multiplex da região e temos como princípio oferecer diferenciais aos médicos e pacientes, trazendo o que há de mais moderno e eficiente para tratamentos e manutenção da saúde. A cirurgia robótica é um exemplo desta busca por evoluções constantes. Fazemos da tecnologia um instrumento para tratamento, diagnóstico e prevenção, com foco nas necessidades humanas e nas particularidades de cada paciente”, destacou o diretor.
Como funciona a cirurgia robótica?
- Em uma cirurgia robótica o robô é manipulado pelo cirurgião, não possuindo autonomia sobre decisões, pois é utilizado como uma ferramenta para melhorar a eficácia. Com o robô, o cirurgião tem acesso a imagem 3D, com aumento de visibilidade em 10 vezes, além de alta definição de cores e contrastes. Assim ele consegue enxergar a estrutura que está sendo trabalhada de uma forma que não seria possível no procedimento tradicional.
- O cirurgião utiliza o console para o manuseio dos quatro braços cirúrgicos do robô, sendo que existe um dispositivo de segurança que filtra eventuais tremores das mãos do médico, conferindo maior precisão ao procedimento. Além disso, o console acusa se o médico tirar o rosto da tela, interrompendo o robô.
- As incisões iniciais e a sutura final são realizadas manualmente pelo o cirurgião auxiliar, que fica ao lado do robô junto com a equipe de enfermagem, todos preparados e treinados para estes procedimentos, seguindo protocolos interacionais e exigência de certificação para atuação.
- O lançamento do robô Da Vinci® (Intuitive Surgical, Sunnyvale, CA) tem aprovação do FDA (Food and Drug Administration), desde o ano 2.000 para utilização em pacientes.
Vantagens da cirurgia robótica?
Além da maior visibilidade da área da cirurgia e maior precisão na operação, outras vantagens em relação à cirurgia convencional são:
- O robô oferece melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas;
- Cirurgia menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
- Redução no sangramento e nas dores e riscos de infecção;
- Redução de tempo de internação e melhor recuperação do paciente;
- Redução de medicamentos no pós-operatório.
Confira as imagens do robô no link: https://youtu.be/11RoUwl-vT0 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Primeiras cirurgias robóticas do interior de Minas Gerais são realizadas pelo UMC - Uberlândia Medical Center
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial