quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Serasa Experian dá dicas para lojistas e consumidores para o Dia dos Pais


Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia dos Pais também atrai o interesse de criminosos interessados no roubo de senhas e dados pessoais
 
O Dia dos Pais, uma das datas comerciais mais importantes do ano, pode estabelecer um ambiente favorável às compras por impulso. Por isso, é importante que tanto lojistas quanto consumidores estejam atentos à questão da segurança e confiabilidade nas operações de compra feitas pela internet. “Comprar numa loja virtual proporciona uma série de vantagens, como o ganho de tempo, a possibilidade de comparar preços e produtos, a pessoa foge das filas e problemas de estacionamento. Mas é preciso ter em mente que nestes momentos, quando as compras acontecem muito pela emoção, é que agem os criminosos para captar senhas e dados pessoais das pessoas”, adverte Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.
Por isso, acrescenta, cabe aos lojistas cuidados no sentido de oferecer um ambiente seguro, e aos compradores fazer suas compras observando pontos importantes em relação à loja que escolheu para comprar seu presente. Antes de tudo, é preciso lembrar que em recente pesquisa feita a pedido da Serasa Experian pela empresa BigData ficou constatado que de cada seis e-commerce um é classificado como inseguro. O estudo revelou, no entanto, que cresceu o número lojas de e-commerce que buscaram o certificado de segurança.
“Por tudo isso é preciso tomar muito cuidado, para não cair em golpes e transformar um momento especial, como o Dia dos Pais, numa enorme dor de cabeça”, acrescenta Balassiano.
Para reforçar sua segurança o consumidor deve ficar atento a alguns cuidados:

Desconfie das superofertas: acesse o site que deseja e observe se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é checar se o browser exibe um ícone de cadeado fechado. Consulte as informações deste cadeado e confirme se o Certificado Digital emitido é válido e está em nome da loja. Essa checagem também pode ser feita pelo Selo de Segurança, que fica normalmente no fim da página.

Confirme a segurança do link: ao entrar na loja virtual, confira se o endereço digitado inclui a letra S ao lado do HTTP (na exibição, HTTPS). Se tiver, você está em um ambiente seguro e protegido para digitar seus dados.

Controle seus impulsos: compras que podem parecer muito vantajosas envolvem sempre algum tipo de fraude. Evite o impulso de comprar com base apenas no preço e esteja atento à segurança desta compra.

Faça valer os seus direitos: a Lei do Consumidor também considera para lojas virtuais, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento à política de troca da loja e ao prazo de entrega, pois a data já está próxima.

Calcule o valor total da compra: na internet há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. Tome cuidado com isso antes de fechar negócio.

Atenção para os prazos de entrega: é importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.
Para os lojistas, além de possuir uma loja virtual atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e efetivar a compra.
Serasa Experian também formulou algumas dicas para lojistas:

Certificado Digital: Seu site possui certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);

Guarda de Dados: A responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL (também chamado apenas de SSL).

Cadastro: O seu cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode representar indicações ruins sobre sua reputação em sites de reclamações e direitos do consumidor;

Senhas fortes: Recomende aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login e senha para outras pessoas;

Formas de atração: O e-mail marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua credibilidade;

Apresentação: No site, use as melhores fotos, busque mostrar os detalhes, apresentando o produto exatamente como ele é. Isso pode evitar trocas e reclamações futuras;

Informações básicas: Mantenha informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo para entrega;

Tempo da Operação: A rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.

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Oleh

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