sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Mutirão da Vacina ocorre durante o Uberlândia Viva de amanhã (31)

Trabalho será realizado no Parque do Sabiá das 8h às 12h com foco na aplicação da tríplice viral
A edição especial do Uberlândia Viva em comemoração ao aniversário de 131 anos do município também será uma oportunidade para a população atualizar o cartão de vacinas. Durante o evento neste sábado (31), no Parque do Sabiá, será realizado o “Mutirão da Vacina” das 8 às 12h. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pessoas de diferentes idades com doses da tríplice viral (que imuniza contra caxumba, rubéola e sarampo).
A vacinação de rotina da tríplice viral acontece aos 12 meses e aos 15 meses de vida. Acima dessa faixa etária, é necessário tomar duas doses até os 29 anos. Já para a população de 30 a 40 anos a recomendação é ter uma dose no cartão de vacina. Acima de 50 anos, não há necessidade de vacinação, pois presume-se que a pessoa seja imune à doença pelo contato com o vírus.
“Desenvolvemos ações de prevenção contínua nas 74 salas de vacinação e, também, por meio de conscientização em locais estratégicos. Durante o Uberlândia Viva, será mais uma oportunidade de atualizar o cartão. Isso evita doenças que são de evolução grave e que podem ter complicações. Todos precisam estar protegidos”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira.

Estratégia ampla
Para evitar várias doenças, 19 tipos de doses recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são oferecidas pela rede municipal de saúde à população. Todas as vacinas aplicadas pelo Município são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação, que ficam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
As salas de vacina das UBS funcionam das 7h30 às 18h, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o horário vai das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), a vacinação acontece das 8h às 20h.

Ações de vacinação realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde
- Ampliação do horário de atendimento até as 20h nas UAIs e UBSs com horário do trabalhador
- Ampla rede com acesso à vacina, com 74 salas de vacinação
- Intensas campanhas de sensibilização quanto à importância da vacinação
- Campanhas de vacinação inclusive em locais de grande circulação como shoppings, Terminal Central e Parque do Sabiá
- Vacinação em empresas, facilitando o acesso do trabalhador
- Vacinação em escolas
- Exigência do cartão de vacina na matrícula em escolas, creches, e universidades
- Ações de bloqueio, vacinando também os contatos de quem ainda não estava vacinado
- Vacinação de crianças de seis a 11 meses, com busca ativa através das equipes de Atenção Primária e atendimento da demanda espontânea
- Busca ativa das crianças de 12 meses e 15 meses faltosas na vacinação
- Sensibilização sobre a importância da vacinação em todas as faixas etárias: crianças, adultos e adolescentes

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Mutirão da Vacina ocorre durante o Uberlândia Viva de amanhã (31)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial