terça-feira, 13 de agosto de 2019

Bem-vindos, calouros!


10 dicas para os novos ingressantes na Universidade

Depois de muito estudo, semestres de cursinho, noites sem dormir, vestibulares impossíveis, chega aquele e-mail tão esperado: “Parabéns, você foi selecionado!”
Pouco depois, volta todo o nervosismo: - Entrei, e agora? Pois bem, separamos algumas dicas para você, calouro, saber como proceder nessa nova etapa: a universitária.

1. No começo do ano letivo, as universidades costumam preparar vários eventos de recepção aos calouros, seja para conhecer melhor as matérias do seu curso, o seu departamento ou até mesmo as dependências físicas da própria instituição. Faça um esforço para participar de tudo isso; é importante para conhecer os colegas e a Universidade.

2. A maioria das instituições possui centros acadêmicos. Esses lugares geralmente são a voz do curso na universidade. É nesse espaço que você vai conhecer a história do curso. Visite o CA, pergunte, dê suas ideias. 

3. Descubra quais são as chances de ingresso numa iniciação científica. Esse é o momento de você, junto com o curso, começar a trabalhar em pesquisas futuras e enriquecer o tão famoso Currículo Lattes

4. Você vai gastar muito dinheiro com xerox, impressão de trabalhos e café. O começo de uma graduação é um ótimo momento para começar a prestar atenção na sua vida financeira e, de quebra, criar um plano financeiro. Se você for mudar de cidade por conta da Universidade, esse tópico é essencial.

5. Organize-se. Se você pega transporte para vir para Faculdade em dias chuvosos, vai se atrasar mesmo. Mas esse é um caso à parte. No dia a dia tente ser assíduo, organizado com os trabalhos, monte um calendário, agenda, acostume-se ao despertador. Vale tudo para não deixar que a rotina se torne caótica.

6. Aposte nos PDF’s. Você vai ler bastante, busque pela bibliografia online. PDF’s salvam vidas, porém, se não gosta de ler numa tela, ou a bibliografia não existe no século 21, o jeito é sacrificar as moedinhas em cópias mesmo. Sempre pense que você está investindo em conhecimento e isso sempre valerá a pena.

7. Nada vai ser mais tentador do que aquela espiadinha no Instagram enquanto está estudando. Quando você piscar já terão se passado cinco horas e você não foi produtivo. Separe um tempo para o ócio, para as redes sociais etc., mas não deixe o estudo de lado por conta disso.

8. É completamente normal que você se atrapalhe um pouco no começo da graduação devido à quantidade de coisas que vão surgir. Não tenha medo, todo mundo ali está na mesma situação que você. Então seja confiante, amigo dos professores, proativo, interaja, viva esse momento!  

9. Seja responsável, professores universitários não vão impor a mesma carga de cobrança sobre você que os professores do ensino médio. O rendimento tem que partir de você. Na universidade, o interesse deve partir de você, o professor fará o trabalho dele e se sentirá extremamente valorizado com sua participação e sede por conhecimento. 

10. Saúde mental antes de qualquer coisa. Após as responsabilidades diárias com os seus estudos, tire um tempo para você, medite e saia com amigos.

Você, dentre muitos outros, foi aprovado e merece ocupar essa cadeira. Então organize-se, assuma responsabilidades e aproveite tudo que a Universidade pode lhe oferecer.  

Parabéns e boas aulas! 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Bem-vindos, calouros!
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial