quarta-feira, 10 de julho de 2019

Oficina Teatro Selvagem será realizada em Uberlândia-MG


Técnica estudada pelo professor de teatro, Fransérgio Araújo, será compartilhada, entre os dias 15 e 19 de julho, na Escola Livre do Grupontapé.

O professor de teatro, ator, diretor e produtor teatral, com experiências em vários países, Fransérgio Araújo, estará em Uberlândia, entre os dias 15 e 19 de julho, para conduzir o Oficina Teatro Selvagem.  As inscrições podem ser feitas pela internet (link abaixo), e as aulas serão realizadas na Escola Livre do Grupontapé, sempre das 19 às 22 horas.
Voltada para o público adulto, abrangendo artistas em geral, autores, escritores e interessados em conhecer a metodologia do Teatro Selvagem, a oficina tem como objetivo realizar e mostrar uma pesquisa de atuação teatral envolvendo técnicas xamânicas de transe e realinhamento de sentidos e energias corporais aliada às técnicas do “Teatro da Crueldade” desenvolvidas por Antonin Artaud (1896-1948), autor do clássico “O Teatro e Seu Duplo”.
O Teatro Selvagem é um trabalho construído por Fransérgio Araújo, desde 2012, cuja pesquisa busca personalizar o desempenho da atuação de forma a construir uma nova situação dramática na qual a encenação se torna objeto de execução e de um corpo visceral. A técnica se propõe na busca do “selvagem” de cada um, criando assim uma nova identidade de transformação. “O objetivo dessa proposta é banir a ideia de impossibilidade criativa, e diminuir a distância entre a pulsão de vida e a reestruturação da busca de si mesmo que é a alma pungente da transformação e busca de novas identidades no mundo”, explica Fransérgio.
Entre essas técnicas, podem ser citadas a “respiração artaudiana” (descrita no texto “Atletismo Afetivo”) e a chamada “fúria santa” de diversas religiões antigas, captada como inspiração pelo Teatro da Crueldade e pelo Teatro Selvagem, em face do fervor da entrega dos corpos para se atingir estados de renovação anímica, ou até mesmo a redenção espiritual.
Segundo Fransérgio Araújo, a experiência da transfiguração pode ser apreendida. “Essa técnica proporciona isto: a busca por um teatro que impulsione a audiência para uma transformação, pensar com suas entranhas e experimentar o surreal. Há uma grande diferença entre ser e o deixar existir. Os monstros necessitam de abrigo. Não deixe tudo isso pelo caminho. Essa é a oportunidade de conhecer a sua capacidade de se transformar, seja assim como um bicho da seda. Teça sua própria teia e verá o que existe além”, instiga o professor.

Passagem no exterior
O Teatro Selvagem esteve em residência artística no Peru, no mês de abril de 2015, a convite do legendário diretor Mario Alejandro Delgado à frente do grupo Cuatrotablas há mais de 40 anos. “Ele abriu as portas de sua Cia para a experimentação da busca autoral do processo proposto para o ator pelo teatro selvagem, que ficou em residência por uma semana na sede do grupo em Lima na Casa da Literatura”, conta Fransérgio.
Fransérgio traz para a oficina toda bagagem profissional que conquistou em espetáculos que passaram por diversos países como Rússia, França, Alemanha, Itália e Portugal, além de participações em série televisiva, como Amazônia produzida pela TV Futura, e atuação em longa e curta-metragem.

Serviço
O quê: Oficina Teatro Selvagem
Quando: 15 a 19/07
Onde: Escola Livre do Grupontapé
Horário: 19h as 22h
Inscrições: R$ 200,00
Informações: teatroselvagem@gmail.com
Whatsapp: (11) 96421- 2193 (contato para informações e ou entrevista)

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Oficina Teatro Selvagem será realizada em Uberlândia-MG
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial