segunda-feira, 8 de julho de 2019

Encontro mensal da Pontes de Amor aborda a construção de laços e vínculos familiares


O sétimo encontro do ano será realizado na quarta-feira (10) na sede do grupo
 
Nesse mês de julho, o grupo Pontes de Amor traz a importância da família e da afetividade para o desenvolvimento da criança e adolescente. O encontro vai ser realizado no dia 10 às 19h30 na sede do grupo, Rua Tomaz Falbo, n° 160, Bairro Progresso.
Sara Vargas, coordenadora e fundadora da Pontes de amor e presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), irá conduzir o encontro falando sobre a importância da construção de laços e vínculos familiares. “O vínculo é o que nos une, o laço que nos conecta. Interessante pensarmos que vínculos familiares vão muito além das questões co-sanguíneas. Quantas vezes nos referimos a amigos que são mais chegados que irmãos? Quantas vezes olhamos para pessoas com as quais temos laços co-sanguíneos, mas não nos sentimos tão conectados? Assim, percebemos que a adoção se baseia no vínculo, em uma relação construída” ressalta.
O encontro tem o intuito de reforçar que todo relacionamento significativo começa com um vínculo bem estruturado e para isso se faz necessário investimento de tempo, afeto, carinho, amizade e relacionamento. Sara conta que as crianças e adolescentes que chegam para adoção, na maioria das vezes, sofreram situações graves de abandono, violência, negligência, gestações indesejadas ou uso abusivo de drogas por parte da gestante. Com isso, marcas são deixadas no desenvolvimento dessa criança.
“As marcas afetam a capacidade de se vincular. De uma forma geral, é comum não terem desfrutado de uma relação de apego e segurança com quem deveria ser a figura de cuidado, pois quem deveria proteger se tornou a figura de hostilidade. Isso só traz insegurança e resistência à formação de novos vínculos” afirma Sara. Mas é por isso que o encontro desse mês vem falando desse assunto. A coordenadora irá conduzir o bate-papo, mostrando que essas feridas causadas por meio de relacionamentos só são tratadas por meio de novos relacionamentos.
Por isso, a Pontes de Amor, busca preparar adequadamente a família e a criança/adolescente para a formação de novos vínculos, assim como o acompanhamento adequado no pós-adoção, para que todo o processo seja um sucesso.
O encontro é gratuito e aberto a toda comunidade, sobretudo para as pessoas que estão na fila de espera para adoção, que já adotaram pais e responsáveis e interessados no assunto.

Serviço:
Encontro Mensal Pontes de Amor
Tema: “Construindo vínculos familiares”
Data: 10/07/2019 (Quarta-feira)
Hora: 19h30
Local: Rua Tomaz Falbo, n° 160, Bairro Progresso.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Encontro mensal da Pontes de Amor aborda a construção de laços e vínculos familiares
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial