domingo, 28 de julho de 2019

10 Dicas Para Falar em Público


Falar em público é um dos medos que as pessoas mais sentem em toda a vida. Tudo começa na infância, quando o professor da escola te pede pela primeira vez para desenvolver e expor um tópico, é aqui que alguns entram pânico e outros simplesmente travam.
É uma atividade que não nãos e domina da noite para o dia e para a qual é preciso muita prática. Falar em público não se refere à escola ou ambiente de trabalho, mesmo em uma reunião social você pode ser solicitado a falar e dar algumas palavras. Então, como se preparar para fazer isso? Aqui estão 10 dicas que podem ser úteis.

1. Escolha o tema
O primeiro passo é escolher corretamente o tema sobre o qual você vai falar, seja uma questão de trabalho, escola ou social. O assunto tem que ser de acordo com o contexto em que você planeja desenvolvê-lo, assim como seu conteúdo, como abordaremos no próximo tópico.

2. Planeje o conteúdo
Depois de escolher o tema, o próximo passo é descobrir mais sobre ele e, claro, planejar o conteúdo. Faça um resumo com as informações mais importante e encontre as ideias principais. Recomendamos que você faça o planejamento por escrito e, assim, você pode se organizar melhor.

3. Prática
Uma vez que você organizou seu conteúdo e já tem claras as ideias principais, insira a parte experiencial, isto é, pratique sua apresentação ou seu discurso. Você tem que fazer isso quantas vezes for possível. Comece ensaiando a apresentação em voz alta e em pé na frente de um espelho. Você pode até filmar com o seu telefone e visualizá-lo mais tarde.
Uma vez que você se sentir confiante, tente praticar seu discurso diante de um pequeno grupo de pessoas, como familiares ou amigos íntimos, e desta forma você também pode obter a opinião de terceiros sobre o que você deve melhorar.

4. Separe um momento de concentração antes do seu discurso
Depois de ter praticado e ter tudo pronto para apresentar seu assunto, reserve algum tempo para ficar calmo e descansar. Não sobrecarregar sua mente é essencial para ter uma boa atitude durante a sua apresentação.

5. Relaxe e respire fundo
Uma das melhores técnicas para usar quando estamos prestes a nos apresentar em público ou palestrar, é respirar fundo e tentar relaxar. Isso irá ajudá-lo psicologicamente e fisicamente a mantê-lo relaxado.

6. Foco
É muito importante que você mantenha o foco durante a apresentação e esteja atento ao que está dizendo. Transmitir entusiasmo, conhecimento e motivação é essencial para cativar o seu público.

7. Revise sua comunicação não-verbal
Enquanto estiver fazendo sua apresentação, verifique sua comunicação não-verbal, observe sua postura, preste atenção se estiver falando rapidamente, se estiver olhando para longe e evitando contato visual com o público, bem como o movimento de suas mãos e pernas. O mais importante é que você goste do que está fazendo e se sinta confiante em si mesmo.

8. Pergunte às pessoas o que acharam
Quando você terminar sua apresentação, é essencial que você busque um retorno. Recomendamos que você peça a uma pessoa de confiança para gravar a apresentação (se possível) e, além de fazer uma autocrítica, também pode pedir a opinião de outras pessoas. Isso ajudará você a determinar quais aspectos melhorar para a próxima ocasião.

9. Procure ferramentas extras
Depois de ter recebido o feedback externo necessário e ter feito um exercício sincero de autocrítica, você pode procurar ferramentas extras, como cursos, tutoriais ou vídeos de profissionais, e aprender com eles. Tome nota dos principais pontos e tente realizá-los da próxima vez.

10. Peça ajuda, se necessário
Se no seu caso, apesar de seguir todas as recomendações, foi extremamente complexo controlar o estresse de falar em público, sugerimos que você peça ajuda de um profissional de saúde mental, que pode sugerir técnicas de controle do estresse.

Fonte: www.tudoporemail.com.br

Compartilhar

Postagens Relacionadas

10 Dicas Para Falar em Público
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial