quinta-feira, 6 de junho de 2019

Uberlândia recebe campeonato de Drone Racing

Competição nacional acontece dias 8 e 9 de junho, na pista de aeromodelismo do Caça e Pesca 
Inseridos cada vez mais no cotidiano de vários segmentos como um instrumento inovador e de suporte na execução de várias atividades profissionais, os drones têm conquistado voos cada vez mais altos. Literalmente. O mais novo campo de atuação é na área esportiva, em que o público uberlandense terá a oportunidade de conhecer neste fim de semana quando acontece o Campeonato de Drone Racing, ou drone de corrida. A competição é de nível nacional.
Cerca de 20 pilotos de São Paulo, Brasília, Goiás e Minas Gerais vão participar desta primeira edição que acontecerá na pista de aeromodelismo do Clube Caça e Pesca Itororó nos dias 8 e 9 de junho (veja programação abaixo). A entrada para acompanhar o evento é franca e liberada para o público em geral.
Diferentemente do equipamento convencional, que faz movimentos automáticos, o drone de corridas é totalmente dependente do piloto, que utiliza um óculos especial (FPV - visão em primeira pessoa ou vídeo em primeira pessoa) para controlar o equipamento e superar os obstáculos. Os drones são equipados com câmeras que exibem em tempo real as imagens diretamente para os óculos do piloto. O público também poderá conferir ao vivo algumas manobras em telões que serão instalados na pista do Caça e Pesca.
Os pilotos são divididos entre iniciantes e avançados. A cada largada, quatro drones percorrem o circuito com 16 obstáculos, vencendo a prova quem conseguir superar o maior número de desafios num menor tempo. Cada volta tem uma média entre 25 a 35 segundos.
O drone de corridas pesa cerca de 550g e chega a atingir uma velocidade de 170 km/h. A modalidade é bastante nova no Brasil, que ainda busca a consolidação de uma estrutura com competições oficiais e formação de equipes. “Em alguns países, o Drone Racing já é oficializado como esporte. Por aqui, estamos em fase de formação de pilotos, com a criação de associações com campeonatos regionais para divulgar a modalidade, buscar apoios e também oficializar como esporte”, diz um dos organizadores do campeonato em Uberlândia, Odair Correa Moreira.
A estrutura existente no Caça e Pesca, com uma pista de asfalto, área de floresta, campo aberto e área de suporte para manutenção dos equipamentos foi fundamental na escolha para sediar o evento. O clube já recebe aeromodelistas que utilizam essa estrutura em eventos recreativos e treinos. “Uma de nossas prioridades é investir cada vez mais em esporte, diversificando as modalidades e proporcionando a abertura do clube aos sócios e à comunidade em geral”, diz o presidente do Caça e Pesca Itororó, Reginaldo Ferreira.

Campeonato de Drone Racing
Programação:

Sábado (8/6)
9h – Credenciamento
10h às 12h – Tomada de tempo
12h às 13h30 – Almoço
14h às 18h – Classificatórias para os 8 finalistas

Domingo (9/6)
9h – Semifinal
11h – Final
12h – Entrega de troféus

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberlândia recebe campeonato de Drone Racing
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial