quinta-feira, 13 de junho de 2019

Para superar a infertilidade é preciso união do casal


A agonia e ansiedade podem prejudicar a sintonia a dois
     A concepção de um bebê não depende só da saúde do casal, mas também da sintonia entre eles. A relação sexual é a forma de comunicação mais intensa entre o casal. Mesmo com o organismo adequado, se o psicológico do homem e da mulher não estiverem de acordo, a mágica da fertilidade não acontece. A ansiedade e o estresse durante o tratamento da infertilidade, por exemplo, podem gerar um desconforto e diminuir a libido. Isso acontece por que a relação sai da naturalidade e passa a ser algo mecânico, com o objetivo de procriar.
     Para evitar esse tipo de situação nada melhor que o diálogo. De acordo com o especialista em Reprodução Assistida da Clínica Fecunda Reprodução Humana, Dr. Túlio Marcolini, além de verificar a saúde do casal, eles devem conversar muito com o médico e entre si. “O sexo com hora marcada tira todo o encanto do processo e, muitas vezes, a mulher fica tensa e não se excita o suficiente. Aos poucos, o que era para ser um instante incrível, passa a ser uma batalha física e emocional para o casal. Os dois devem tentar fazer dessa situação um momento mágico. O uso de lubrificantes para facilitar o ato não é indicado, pois quase todos são espermicidas (inclusive a saliva). O que recomendamos é amor e carinho”, explica o doutor.
     Conhecer as causas da infertilidade é a maneira mais fácil para conseguir uma solução. A Organização Mundial de Saúde – OMS, estima que cerca de 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, cerca de 35% estão relacionados ao homem, 20% a ambos e 10% são provocados por causas desconhecidas.
     Sem dúvidas, a união do casal é parte fundamental para o sucesso do tratamento. “Existem pessoas que se sentem impotentes e desvalorizados quando precisam recorrer a um tratamento de infertilidade. Isso não pode ser questionado. O homem não se torna menos homem e nem a mulher, menos mulher. Esse é um problema bastante comum e não deve ser levado como um tabu. Um precisa estar ao lado do outro para que, juntos, consigam realizar o sonho da gestação”, finaliza Dr. Túlio Marcolini.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Para superar a infertilidade é preciso união do casal
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial