sexta-feira, 28 de junho de 2019

Grupontapé pega estrada e faz parada em Tupaciguara-MG

Projeto Grupontapé na Estrada vai levar teatro e atividades formativas gratuitas para sete cidades em quatro estados brasileiros.
O Grupontapé de Teatro estará, nos dias 02 e 03 de julho, na cidade de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. A ida à cidade mineira faz parte do projeto Grupontapé na Estrada – aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura que consiste em levar para sete cidades situadas em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná apresentações de espetáculos do repertório do Grupo e realização de atividades formativas, além da ação de formação de plateia.
Além do espetáculo Balaio Popular, também fazem parte do projeto a palestra “A eficiência como fator de sustentabilidade”, a oficina: “O teatro na sala de aula” e a ação de formação de plateia que contemplará um bate-papo em sala de aula com o tema: “Entendendo a arte”.  
Em Tupaciguara, o evento será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e as atividades serão promovidas em escolas públicas e praças da cidade.

O Grupontapé
Ao longo dos anos o Grupontapé, que é sediado em Uberlândia-MG, passou a ser conhecido pelo conjunto de atividades que desempenha e não apenas pelos seus espetáculos. Com amadurecimento adquirido nos quase 25 anos de estrada, na busca contínua pela excelência e qualidade artística, desenvolveu mecanismos de produção e gerenciamento dos recursos que administra (públicos ou privados).
“O Grupontapé acredita que o teatro tem uma valiosa contribuição a oferecer à sociedade, pois além da cultura propriamente dita, interfere nas questões que dizem respeito à cidadania, trabalhando a condição e os valores humanos, com a certeza de que pode contribuir positivamente para o bem-estar social e o desenvolvimento humano”, informa uma das fundadoras do Grupo, Katia Bizinotto.

As atividades
A oficina e as palestras serão oferecidas à comunidade em geral, e acontecerão nas escolas públicas da cidade, nos dias 02 e 03 de julho, já o espetáculo Balaio Popular acontecerá no dia 03/07 às 19h30 na praça Sebastião de Barros Ferraz. Todas as atividades têm entrada franca.

Espetáculo Balaio Popular
Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo “Balaio Popular” do Grupontapé de Teatro une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de BH e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. “Balaio Popular” é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo da região sudeste. 

Serviço:
O quê: Grupontapé na Estrada
Onde: Escolas públicas de Tupaciguara-MG (palestras e oficinas)
Quando: 02 e 03 de julho de 2019
Espetáculo: Balaio Popular 
Onde: Praça Sebastião de Barros Ferraz.
Quando: 19h30

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Grupontapé pega estrada e faz parada em Tupaciguara-MG
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial