quarta-feira, 15 de maio de 2019

Empresário aplica gamificação para alunos da pós-graduação

Adelso entre alunos.

O empresário e professor universitário Adelso Tavares decidiu aplicar a gamificação para o curso de pós graduação MBA da Esamc de Uberlândia. A ação foi feita por meio de um aplicativo, onde os alunos precisavam cumprir com desafios e acumularem pontuação para passarem para uma ganharem pontos.
O tema do game foi a escalada. Sendo assim, cada desafio cumprido o aluno marcava a pontuação e subiam metros da montanha. O objetivo era alcançar o cume. 
Para isso, os alunos tinham que desenvolver atividades e entregar materiais previamente acordado entre todos. A apuração, de acordo com Adelso Tavares, acontece em tempo real, fazendo com que o aluno consiga avaliar o seu progresso ao longo da aula.
Dessa maneira, o professor e o aluno sabem em tempo real o que está acontecendo, se o aprendizado foi efetivo e não espera apenas ao final da matéria para avaliar se realmente compreendeu o conteúdo ou não.
Esse resultado está aliado com uma nova metodologia de ensino, onde os  professores e a ESAMC estão trabalhando juntos. Com essa visão, Adelso Tavares resolveu incluir também o processo de gamificação para o módulo a respeito de Visão de Futuro e Tendências o qual ministra na universidade.
“Cada dia mais, manter a atenção dos alunos em sala de aula e conseguir com que eles se interessem e assimilem a matéria de maneira satisfatória, tem sido um grande desafio nos dias atuais, uma vez que existem muitos elementos de distração no dia a dia", explica Adelso.
A estratégia, segundo Adelso Tavares, é provar que a Gamificação pode ser aplicada em diferentes áreas e de diferentes maneiras. No caso, segundo ele, os alunos engajaram e entenderam melhor o conteúdo em relação a outros módulos que ele também ministra. Uma competição saudável se instaurou em sala de aula, todos buscando metros, uma vez que a competição se baseou em escalada.
"É uma maneira de inovar em sala de aula e mostrar que é possível transformar a educação", disse.
Para levar o jogo para a sala de aula, o empresário usou o aplicativo XBusiness, desenvolvido pela equipe da empresa dele a Xtrategie. "Essa ação demandou um tempo no pensamento a respeito do tema, das regras do jogo e principalmente dos desafios que os alunos iriam percorrer ao longo da escalada. Após isso, foi necessário parametrizar o XBusiness, e fazer o jogo acontecer."

Sobre a Xtrategie
Xtrategie está há 10 anos no mercado. Empresa de tecnologia focada na transformação digital dos processos de vendas, marketing e relacionamento com os clientes.
Tudo isso por meio da oferta de serviços de pesquisa de mercado, análise de mercado, análise de dados, desenvolvimento de planejamentos estratégicos e organização de processos que visam melhorar a experiência do cliente. A Xtrategie tem atuação no Brasil e Portugal por meio do XBusiness, uma plataforma tecnólogica de organização de processos de negócios e gamificação.

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Oleh

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