quinta-feira, 23 de maio de 2019

Conheça 10 benefícios da leitura!


E ainda: um projeto social de literatura que, em Uberlândia (MG), está estimulando essa habilidade, juntamente, com a criação através da escrita.

Você sabia que são incontáveis os benefícios da leitura para sua vida? E da escrita? Você já ouviu falar que escrever faz bem para sua saúde emocional e, por consequência, à sua saúde física também?

Veja alguns benefícios da leitura:
1. Promove saúde mental: pesquisas comprovam a relação direta do hábito de ler com a saúde mental, especialmente, na velhice.

2. Reduz o estresse: Estudo da Universidade de Sussex descobriu que ler apenas seis minutos por dia pode reduzir os níveis de estresse em até 68%.

3. Melhora o conhecimento geral e gera mais empatia: Alguns livros têm o poder de mudar completamente a nossa mente e perspectivas, ao nos revelar outras realidades.

4. Expande o vocabulário: o que facilita expressar pensamentos e sentimentos e nos torna pessoas mais articuladas com maior potencial, inclusive, no mercado de trabalho.

5. Melhora habilidades de escrita: pessoas que leem muito, especialmente material bem escrito, absorvem diferentes estilos de escrita.

6. Promove habilidades de pensamento analítico mais fortes.

7. Melhora a memória: A leitura mantém a capacidade de memorização do cérebro na prática.

8. Melhora o foco e a concentração.

9. Melhora o sono: A leitura é como uma pílula para dormir, é relaxante e indutor do sono.

10. Entretenimento grátis. Existem várias formas de ter acesso à leitura gratuitamente. Bibliotecas, e-books para baixar na internet, etc.  Em Uberlândia (MG), um projeto social com foco em literatura está oferecendo essa prática gratuitamente a 150 crianças e adolescentes da periferia. É o Projeto Ideias Incontidas que, além de proporcionar leitura de qualidade, promove processos de criação e produção literária. Veja o que diz Sarah, de 10 anos, que está frequentando as oficinas do projeto: “Eu acho muito legal porque a gente aprende muitas coisas ouvindo e lendo as histórias dos livros e conhecendo os poemas que os professores trazem pra gente. Eu gosto bastante de inventar histórias e escrever meus próprios poemas também”.

Sarah provavelmente nem imagina que, para além do prazer, existem todos aqueles benefícios que citamos anteriormente e muito mais. Pesquisas mais recentes relacionam habilidades executivas de organização e planejamento com hábitos de escrita. Nos consultórios de psicólogos, não é incomum o estímulo à escrita como meio de expressar e organizar ideias e sentimentos.
Para a oficineira, Érica Morais, que trabalha no projeto Ideias Incontidas, os benefícios da leitura e da escrita para a vida dessas crianças é imensurável. “Estamos trabalhando nesse momento poemas de Cecília Meirelles, Mário Quintana, Castro Alves e alguns poetas de Haikai e do Concretismo, sempre com abordagens lúdicas, de leitura e escrita. E é muito bonito ver como eles se envolvem, aprendem e querem criar suas próprias obras”, conta Érica.

Detalhes do Projeto Ideias Incontidas:
As oficinas de literatura têm foco na realização de um processo de formação cultural fundado na experiência e criação literárias, cujo público alvo são 150 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos moradores de bairros de periferia de Uberlândia. A formação, além de fomentar a cultura de leitura e escrita literárias, estimulando o gosto e possibilitando o acesso a obras, também aborda elementos dos gêneros narrativo e lírico e conta com a publicação de um livro. O projeto é realizado pela Associação EMCANTAR em parceria com Comunidade Casa e Programa Transforma, com patrocínio do Instituto Algar e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e acontece nos seguintes dias e horários: quartas e sextas de 8h30 às 10h30; e segundas, quartas e sextas de 14h às 16h, no Clube Cesag (bairro Alvorada).

Sobre a Cia Cultural EMCANTAR
EMCANTAR é uma companhia cultural que há mais de 20 anos atua nas áreas de cultura e educação em duas frentes: o grupo artístico EMCANTAR, que já realizou mais de 800 apresentações dentro e fora do Brasil para um público estimado em mais de 350 mil espectadores; e o EMCANTAR Social, cujas ações já beneficiaram mais de 20 mil crianças e adolescentes em cerca de 50 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural e em escolas da rede pública de ensino.

Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Conheça 10 benefícios da leitura!
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial