quarta-feira, 10 de abril de 2019

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje (10)

Município tem 73 salas de vacina à disposição da comunidade. Neste primeiro momento, mobilização será com crianças e gestantes
A partir desta quarta-feira (10), as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem reforçar o compromisso com a própria saúde e se vacinar contra a gripe. A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deverá abranger aproximadamente 170 mil pessoas em Uberlândia.  O período de imunização será de 10 de abril a 31 de maio, sendo o Dia D realizado em 4 de maio.
Neste ano, a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde será de acordo com momentos específicos da campanha. Sendo assim, de 10 a 19 de abril, as equipes de imunização da rede municipal intensificarão a mobilização com crianças e gestantes. Depois, de 22 de abril a 31 de maio, a vacinação acontecerá para todos os grupos prioritários. Outra novidade este ano é a ampliação da idade máxima para seis anos.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, o plano de ação adotado pelo Ministério da Saúde busca melhorar a cobertura vacinal entre os grupos. “É importante que a gente sensibilize esse público para que eles possam realmente se imunizar, porque nós não estamos protegendo contra qualquer tipo de gripe, são três tipos graves, que são a H1N1, H3N2 e Influenza B. São vírus que normalmente evoluem com complicações nesses grupos prioritários”, explicou.

Vacinação indispensável
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma das principais complicações causadas pelas gripes Influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, o que faz da vacinação algo indispensável. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, de acordo com a coordenadora, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses. Ao todo, são 73 salas de vacinas distribuídas por toda a cidade.
            “Os sintomas não são simplesmente coriza. Normalmente, são febre alta, muita dor no corpo, vômito e falta de apetite. Pode evoluir para falta de ar e precisar de um suporte de oxigênio. E essas pessoas dos grupos de risco são as que geralmente precisam de uma internação simples ou até mesmo em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, acrescentou Claubia Oliveira.

Saiba quem pode participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza:
10 de abril a 31 de maio

10 a 19/4 – crianças e gestantes
22/4 a 31/5 – demais grupos prioritários
Público-alvo: Vacinação para grupos prioritários*
- Idosos a partir dos 60 anos;
- Crianças de 6 meses a menor de 6 anos;
- Pessoas com comorbidades;
- Gestantes;
- Mulheres pós-parto até 45 dias;
- Professores da rede pública e privada;
- Profissionais da saúde;
- Funcionários do sistema prisional;
- Pessoas privadas de liberdade; A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Documentos necessários para receber a dose:
Além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário:

- Gestantes: cartão da gestante;
- Pós-parto até 45 dias: documento que comprove a gestação (cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho);
- Professores, profissionais da saúde e do sistema prisional (documento que comprove vínculo profissional);
Locais de vacinação
- UBSF e UBS (7h30 às 16h30)
- UAIs (8h às 20h), exceto São Jorge e Morumbi
Meta
Vacinar, no mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação
Contraindicações
Crianças menores de 6 meses de idade

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje (10)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial