sexta-feira, 8 de março de 2019

Musical Gota D’água [a seco] chega a Uberlândia, com Laila Garin e Alejandro Claveaux no elenco

Uberlândia é a única cidade do interior a receber o musical, que contará com três únicas apresentações
            Uberlândia recebe, pela primeira vez, o espetáculo Gota D’água [a seco], encenado por Laila Garin e Alejandro Claveaux. O musical acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de março, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30, no Teatro Municipal de Uberlândia, tendo, na sessão de domingo, intérprete de libras. 
O texto original é de 1975 e contou com uma das maiores atrizes brasileira em palco: Bibi Ferreira. O espetáculo, que marcou época, tem versos de Chico Buarque e Paulo Pontes, e se tornou um clássico moderno do Teatro Brasileiro. A nova adaptação é do diretor Rafael Gomes e foi batizada de ‘Gota D’água [a seco]’, por apresentar uma versão um pouco diferente da original.
Nessa nova versão, estão em cena Laila Garin (premiada como intérprete de Elis Regina) e Alejandro Claveaux. Acompanhados de cinco músicos, o título ‘a seco’ indica que a nova montagem quer chegar à essência da história por meio do embate entre os dois protagonistas, Joana e Jasão.
Inspirada em ‘Medéia’, tragédia grega escrita por Eurípedes, Rafael Gomes buscou trazer a trama apresentada na peça original de uma forma a mostrar a política essencial da vida. Aquela que, segundo ele, a maioria das pessoas esquece. O diretor manteve a estrutura da peça e inseriu mais algumas canções de Chico Buarque nos textos, além de trazer Laila para interpretar músicas que não faziam parte da produção original, como “Eu te amo”, “Sem fantasia” e “Cálice”.
Chico Buarque e Paulo Pontes começaram a trabalhar no texto original a partir de uma transposição que Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) havia feito para a televisão. A feiticeira Medeia virou Joana, moradora do conjunto habitacional Vila do Meio-Dia, mãe de dois filhos, frutos de seu casamento com Jasão, alguns anos mais novo do que ela. Compositor popular, Jasão é cooptado pelo empresário Creonte, que o ajuda a fazer sucesso, e termina por largar Joana para se casar com a filha do milionário. A trama passional – que culmina na vingança de Joana –  tem como pano de fundo as injustiças sociais pelas quais os moradores do local passam, vítimas da exploração de Creonte, todo-poderoso da região.
Por conta deste acúmulo de tensões, Rafael Gomes elegeu o embate como o conceito central de sua montagem. Não somente o embate amoroso, que está no cerne da trama do casal, mas também o social, em um sentido mais amplo, e, principalmente, o íntimo. “São as batalhas internas a que as circunstâncias externas nos sujeitam. Jasão no conflito entre o que está ganhando e o que está deixando para trás, assim como Joana na decisão entre ir às últimas consequências para se vingar ou simplesmente seguir vivendo – o embate entre o humano e o divino, o terreno e o espiritual’, conclui o diretor.
No programa de ‘Gota D’água’, em 1975, Chico e Paulo explicaram que escreveram a peça em versos. “Um pouco, mas quisemos, sobretudo, com os versos, tentar revalorizar a palavra. Porque um teatro que ambiciona readquirir sua capacidade de compreender tem que entregar, novamente, à múltipla eloquência da palavra, o centro do fenômeno dramático” reforçam.
Uberlândia é a única cidade do interior do Brasil a receber a atual turnê da peça, que é uma das mais destacadas da temporada, sendo indicada duas vezes ao Prêmio Shell (Direção musical e figurino) e quatro vezes ao prêmio Cesgranrio (Melhor atriz, direção musical, cenário e figurino), tendo ganhado 13 dos principais prêmios do teatro brasileiro.
O espetáculo conta com patrocínio exclusivo da BB Seguros. “Acreditamos que a cultura proporciona muito mais do que momentos de lazer e entretenimento. Por meio das Leis de Incentivo Fiscal, apoiamos e patrocinamos iniciativas culturais, viabilizando a realização de importantes espetáculos em cartaz no País”, afirma Fernando Barbosa, presidente da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.
Desde 2012, os projetos incentivados pela companhia já impactaram 20 milhões de pessoas. “Encaramos esses apoios como uma maneira ímpar de promover o conhecimento, criando uma sociedade mais desenvolvida e que se apropria de sua história”, afirma.
Uberlândia na Rota do Teatro
A peça é mais um esforço do projeto Uberlândia na Rota do Teatro, encabeçado pelo jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães Coelho, que traz à cidade mineira peças teatrais com grandes nomes das artes cênicas. Espetáculos que antes faziam trecho apenas Rio-São Paulo, agora, têm Uberlândia na rota das apresentações.
Carlos informou que a programação deste ano será ainda mais consistente que a do ano passado, quando ele trouxe, em um período de nove meses, 11 grandes espetáculos à cidade. Ele disse que já estão confirmadas as vindas de peças como a comédia A Verdade, com Diogo Vilela e elenco, que estreia em março no Rio e terá Uberlândia como a primeira cidade depois da estreia, além do musical infanto-juvenil Malala - A Menina que Queria Ir Para a Escola e o também premiadíssimo Grande Sertão Veredas, com Caio Blat e mais um numeroso elenco com algumas estrelas globais. 
Ficha técnica:
GOTA D’ÁGUA [A SECO] - De Chico Buarque e Paulo Pontes. Adaptação e direção: Rafael Gomes. Com Laila Garin e Alejandro Claveaux.Direção Musical: Pedro Luís. Cenografia: André Cortez. Iluminação: Wagner Antônio. Figurinos: Kika Lopes. Direção de Produção: Andréa Alves. Diretor assistente e direção de movimento: Fabrício Licursi. Design de som: Gabriel D’angelo. Preparação e arranjos vocais: Marcelo Rodolfo e Adriana Piccolo. Assistente de direção musical: Antônia Adnet. Assistente de cenografia: Rodrigo Abreu. Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno e Vivi Borges.

Serviço:
GOTA D`ÁGUA [A SECO]
Datas: 15 a 17 de março. Sexta e sábado às 20:30h, Domingo às 19:30 com tradução em libras.
Local: Teatro Municipal de Uberlândia
Classificação: 14 anos.
Duração: 100 minutos.
Gênero: Musical.
Ingressos:  lojas Provanza do Center Shopping  e Uberlândia Shopping, Lynx Óptca, na Avenida Getúlio Vargas, 1655, no Bairro Tabajaras ou pelo site www.megabilheteria.com

Este projeto possui patrocínio exclusivo da BB Seguros e será apresentado nas cidades de Brasília, Goiânia, Curitiba, Uberlândia, Vitória e Florianópolis.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Musical Gota D’água [a seco] chega a Uberlândia, com Laila Garin e Alejandro Claveaux no elenco
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial