quinta-feira, 7 de março de 2019

Casa Thomas Jefferson abre temporada cultural com música erudita e mostra de aquarela


Concerto DuoBrasil será apresentado dia 14 de março, às 20h;  Exposição ‘Música, Tons e Cores’ fica aberta de 14 de março a 30 de abril

Embora a Casa Thomas Jefferson seja conhecida principalmente por promover o ensino da língua inglesa, ela prima também pela difusão da arte e da cultura, por acreditar que agregam valor ao conhecimento dos alunos e da comunidade. Por isso, inicia mais um ano, abrindo as portas para duas vertentes da arte: um concerto erudito e uma exposição de aquarela. Ambos abertos ao público.  
No dia 14 de março, às 20h, a Casa Thomas se torna palco para o concerto DuoBrasil, formado por Betiza Landim, flautista, e Daniela Carrijo, pianista, que busca ampliar a circulação da música instrumental erudita brasileira, especialmente no repertório de Flauta Doce e Piano.
Neste mesmo dia, das 18h às 21h, o público poderá conferir também a mostra ‘Música, Tons e Cores’, do artista plástico Alexandre Zilahi. A exposição trará uma coletânea de aquarelas com retratos de ícones da música brasileira e internacional. As cores da exposição matizam um encontro da música e poesia com a arte plástica. A coletânea exibe a delicadeza dos traços e as nuances dos pincéis do musicista Zilahi. As obras em aquarelas e acrílicas possuem prismas de compositores, instrumentistas e grandes intérpretes nacionais e internacionais. A delicadeza da aquarela, com suas transparências e interpenetração de entretons (tom situado entre dois outros), é ideal para um registro relativo à pintura e que faz um passeio pela música e homenageia ícones incontestáveis. A exposição vai até o dia 30 de abril. O horário de visitação será de segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 12h.

Sobre artista plástico - Alexandre Zilahi
            Zilahi possui habilitação em Artes Plásticas e cursou Mestrado em Artes Visuais na Unesp. Estudou desenho, pintura a óleo/acrílica e xilogravura com grandes mestres. Arranjador e regente iniciou seus estudos musicais na infância. Estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo e Composição na Unicamp. Dirigiu e criou inúmeros grupos corais e atuou como maestro arranjador. A sua sensibilidade, maturidade, pesquisa e o seu talento aliados o capacitam a galgar um lugar de destaque na intersecção das artes visuais e da música. Alexandre residiu e trabalhou em Uberlândia durante muitos anos e conserva, com afeto, os seus vínculos pessoais e profissionais na cidade.

Sobre DuoBrasil
A partir de pesquisas com compositores brasileiros, o DuoBrasil publicou um Catálogo de Obras, dois álbuns de partituras, artigos científicos e realizou a gravação de dois CDs com peças eruditas brasileiras escritas para esta formação. O DuoBrasil cumpre agenda de apresentações em diversos estados, fez estreias mundiais de obras dos compositores parceiros do projeto, além de ser contemplado com composições inéditas dedicadas ao duo. Em 2013, o projeto foi agraciado com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos e realizou apresentações em escolas da rede pública de Uberlândia. Atualmente, continua a pesquisa de repertório para divulgação dessa música por meio de recitais didáticos, a fim de colaborar com a difusão da música brasileira. Betiza Landim nasceu em Uberlândia. Graduou-se em Flauta Doce pela Universidade Federal de Uberlândia, é especialista em Educação Especial pela Faculdade Católica de Uberlândia. Desde 2001, é professora de Flauta Doce no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Daniela Garrijo nasceu em Uberlândia. Graduou-se em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade do Tocantins e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, Daniela é professora de Piano no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Concerto DuoBrasil
Data: 14 de março
Horário: 20h
Local: Casa Thomas Jefferson – Rua Otília Souza Oliveira 75 – Morada da Colina – Uberlândia, MG
Entrada gratuita

Exposição ‘Música, Tons e Cores’
Data: 14 de março a 30 de abril
Horário: das 18h às 21h
Visitação até 30/4 | segunda a sexta, das 9h às 19h | sábados, das 9h às 12h
Local: Casa Thomas Jefferson – Rua Otília Souza Oliveira 75 – Morada da Colina – Uberlândia, MG
Entrada gratuita

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Casa Thomas Jefferson abre temporada cultural com música erudita e mostra de aquarela
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial